terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Polícia faz varredura na comunidade da Chapadinha



Na manhã desta segunda-feira (20), uma operação envolvendo as polícias Militar e Civil, fez uma varredura na comunidade da Vila Chapadinha.
 Conforme informações da polícia a operação é resultado de uma reunião depois de uma investigação realizada nas comunidades vizinhas e ambas vinham sendo ameaçadas por traficantes de várias facções rivais. 
Cerca de 12 viaturas  e vários homens da Polícia Militar estiveram na localidade a procura de drogas e armas já que existe uma briga acirrada entre as facções rivais nas comunidades de Vila Neuma, Vila Moura e Chapadinha, inclusive já gerou tiroteio, morte e expulsão de famílias das comunidades.
 O intuito da polícia é dar maior segurança a sociedade e as comunidades em conflito.
 O resultado da operação foi, oito pessoas presas e dentre estas o ‘Gel’que é um velho conhecido da polícia e ‘Rogério Chapada’ que segundo a polícia é o chefe do tráfico de drogas.
 A esposa do  ‘Rogério Chapada’ também foi presa e também uma outra pessoa através de mandado de prisão.
 Todos foram conduzidos a Delegacia Regional de Polícia Civil e segundo fomos informados pela segurança de Iguatu, todos foram conduzidos a Cadeia Pública, exceto os  adolescentes apreendidos.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Balanço parcial aponte 25 crimes de morte no Estado



Vinte e cinco pessoas foram assassinadas no Estado do Ceará no fim de semana. O balanço é ainda parcial e somente será fechado nesta segunda-feira. Em Fortaleza e sua região metropolitana foram contabilizados 15 homicídios dolosos entre a noite de sexta-feira e a manhã do domingo. Já no Interior, foram 10.

A maioria absoluta dos crimes foi praticada com o uso de armas de fogo. A PM foi mobilizada para diversos casos na periferia de Fortaleza FOTO: DIVULGAÇÃO
Na noite de sexta-feira-, apenas um crime de morte ocorreu na Capital, segundo a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O caso ocorreu na Rua Coronel Honório Vieira, no bairro Parque Manibura, onde um jovem, identificado como Lucas Tasso Oliveira dos Santos foi assassinado, a tiros, quando caminhava pela Rua Coronel Honório Vieira, no bairro Parque Manibura, em Fortaleza.

Sequência

No sábado, foram 11 crimes de morte nos bairros Antônio Bezerra (2), Caça e Pesca, João XXIII, Jangurussu, Conjunto Ceará, Moura Brasil (Favela Oitão Preto), Siqueira, Vicente Pinzón, Vila União, além de crimes em Pacajus (3 casos) e Maracanaú.

Pelos menos dois crimes passionais foram registrados no período. Pela manhã, um homem, identificado como Pedro Charles de Oliveira Silva foi morto, a tiros, pelo rival. O caso ocorreu na cidade de Pacajus (49Km de Fortaleza). Já na Favela Entrada da Lua, no Antônio Bezerra, Antônia Elisângela Soares de Freitas foi assassinada com vários golpes de faca.

Um homem identificado como Francimarlon Costa Policarpo foi executado a tiros de escopeta (calibre 12) por quatro homens ocupantes de um Gol preto. O crime ocorreu na Favela do Oitão Preto, por volta de 16 horas do sábado. Há suspeitas de ligação com o tráfico de drogas.

No Interior cearense foram 10 homicídios entre a noite de sexta-feira e a manhã do domingo, crimes que ocorreram em vários Municípios, entre eles, Massapê, Brejo Santo, Umirim, Itapajé, Quixeré, Jaguaribara, Parambu. Entre as vítimas estão dois adolescentes de 17 anos. Um deles, identificado como Gerson dos Santos de Oliveira foi executado com um tiro no tórax, dentro de casa, no Município de Brejo Santo. O outro garoto, foi assassinado em Jaguaribara.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Ladrões explodem caixa do Bradesco



A cidade de Tejuçuoca (159Km de Fortaleza) viveu momentos de pânico, na madrugada de ontem, diante de mais um ataque a banco. Dois bandidos explodiram o posto do Bradesco e fizeram uma pessoa de refém.
A Polícia foi ao local e constatou a destruição do equipamento, mas não sabe ainda o quanto foi levado pelos assaltantes. O cerco continua na região FOTO: DIVULGAÇÃO
O ataque aconteceu por volta de 1h30 quando os assaltantes, em uma moto modelo Bros, cor preta, invadiram o posto bancário, colocaram explosivos e acionaram o detonador. Enquanto isso, um dos ladrões rendeu um jovem, identificado apenas como Pedro Henrique, que passava pelo local.

Segundo relato do rapaz, o bandido estava armado com uma pistola e mandou ele parar sua motocicleta. Um carro apareceu na rua do banco e os assaltantes atiraram contra o veículo.

Fugiram

Depois da explosão, os criminosos se apoderaram do dinheiro que havia nas gavetas do caixa eletrônico e fugiram em direção CE-168 rumo à vizinha cidade de Itapajé. A PM cercou a região, mas até a noite passada ninguém havia sido preso. (Colaborou, Rogilson Brandão)

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

sábado, 18 de janeiro de 2014

Corpo de Bombeiros ministra curso de atendimento pré-hospitalar


Major Nijair do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros da cidade de Iguatu, que tem como comandante o Major Nijair, está ministrando um curso de atendimento pré-hospitalar, que teve início neste mês de janeiro e o término previsto para o dia 08 de fevereiro. 
Conforme o Major Nijair “o curso está sendo ministrado numa parceria com a Secretaria de Saúde do município, Guarda Municipal, Demutran, Corpo de Bombeiros e profissionais da área de saúde, visando  a qualificação. Nós formamos duas turmas, uma a tarde e outra a noite com 40 alunos cada, perfazendo um total de 80 alunos, com duração de 120 horas/aula com duração de um mês”.  
Cabo Filho  idealizador do curso
 O Cabo Filho, idealizador do curso em conversa conosco falou da importância do curso para estes profissionais afirmando “quando nós pensamos em propor este curso aqui na Unidade do Corpo de Bombeiros, pensamos primeiramente em qualificar profissionais para atuar em serviços de atendimento móveis de urgência. Nós sabemos que o Samu em nosso estado está se expandindo e a nossa proposta é de qualificar essas pessoas para atuar não só nesse serviço, mas de certa forma atuar como parceiros do Corpo de Bombeiros e do Samu ou outras unidades que se instalem em nossa cidade”. 
Aurinézia agente do Demutran
 A agente do Demutran Aurinézia, que também participou do curso disse “o que a  gente está vivenciando aqui é um pouco do que vivemos na rua  com um diferencial  que a nossa parte é isolar e fazer a segurança Ed aqui é diretamente relacionada a vítima e quando conseguimos casar estas duas informações: o conhecimento de trânsito e a parte de salvamento o trabalho fica muito melhor”. Além das aulas teóricas os participantes tem a oportunidade de fazer  aulas práticas.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Homem atingido com cinco tiros na Vila Centenária



A população da Vila Centenária, ficou em pânico, no início da tarde desta terça-feira (14), quando vários tiros foram efetuados. 


Pacientes que estavam no momento no Hospital Regional de Iguatu, ficaram em pânico com os disparos. Várias viaturas do Ronda e POG estiveram presentes na Unidade de Saúde. Até o momento o acusado dos disparos ainde não foi identificado. 

Paulo de Souza Silva, 30 anos estava saindo de malas prontas para viajar, quando ao chegar na Praça do Bairro, um homem que ainda não foi identificado pela polícia começou a atirar. 
Vários disparos foram efetuados, mas apenas cinco atingiram a vítima, que correu e tentou pedir socorro no Hospital Regional que fica próximo aonde aconteceu o fato.
 Ainda ao chegar na Unidade de saúde, Paulo de Souza Silva, conhecido como Paulinho, foi mais uma vez  atingido a bala. 
Conforme informações da Polícia dos cinco disparos  apenas um preocupou o restante foi apenas de natureza leve. 
A vítima que já responde por homicídio e tem duas passagens pelo artigo 14 do CPB, foi operado e segundo informações não corre risco de morrer. 
Quando adolescente Paulinho cometeu um homicídio e desde a época foi morar em Goiânia e recentemente estava há pelo menos cinco meses na cidade de Iguatu.

Acusado de dupla execução recambiado para o Ceará

O pessoal do serviço de inteligênicia da delegacia regional de Iguatu fez a transferência do estado de Santa Catarina aqui para Fortaleza, do acusado ANASTÁCIO DE OLIVEIRA LOPES, suspeito de uma dupla execução, no mês de junho do ano de 2013.

Anastácio Lopes acusado de executar duas pessoas preso e recambiado para o Ceará
Nesta terça-feira (14), os policiais civis e o acusado chegaram a Fortaleza, onde se reuniram com a cúpula da Polícia Civil para definir o destino de Anastácio Lopes, se ficará preso em Fortaleza ou aqui na cidade de Iguatu.


Anastácio é suspeito das mortes de Paulo Sergio de Souza Duarte e Cleirton Mendonça de Oliveira, encontrados mortos no interior de um veiculo Pick Up Strada, na localidade de Gadelha – Iguatu-CE.

O inspetor Nipônico Bezerra Coordenador do NAIP, foi encarregado pela Secretaria de Segurança Pública para realizar essa transferência do estado de Santa Catarina aqui para o Ceará.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

PM é preso depois de assaltar colega


Um soldado da Polícia Militar, identificado como Adriano Felipe dos Santos, foi preso, na manhã de ontem, acusado de assaltos em série nos bairros que fazem parte do "Território da Paz", no Grande Bom Jardim (zona Sul de Fortaleza). Uma das vítima dos crimes atribuídos ao militar foi um colega de farda, o sua arma roubada.

O soldado Adriano Felipe dos Santos assaltou e atirou contra um sargento. Foi preso e deverá ser expulso da Corporação nos próximos dias FOTO: REPRODUÇÃO
O soldado, que atualmente está lotado na cidade de Crateús (354Km de Fortaleza), terminou preso de ter assaltado o sargento Barros e atirado contra ele, mas não acertou.

Volta

Após realizar outros assaltos e fugir daquele setor da cidade, Adriano Felipe retornou ao bairro Granja Portugal, para saber se o sargento Barros tinha morrido, e terminou preso. O soldado foi levado ao 12º Distrito Policial (Conjunto Ceará) e autuado em flagrante por roubo qualificado, com o emprego de arma de fogo.

Segundo informações da Corporação, Adriano Felipe dos Santos, quando adolescente, teve problema com drogas. Tudo indicava que ele tinha se regenerado, depois que se tornou maior de idade. Entre os colegas de farda, era tido como um bom policial, principalmente por conta d e seu empenho na operacionalidade. Os policiais que trabalharam com ele sabiam do envolvimento do colega com drogas, entretanto, achavam que era coisa do passado.

Licenciado

O soldado foi transferido para Crateús, depois da greve dos policiais militares, em janeiro de 2012. Conforme alguns integrantes da Corporação, o policial militar teria voltado a usar drogas e estava licenciado para tratamento.

Adriano Felipe retornou à Capital, no entanto sequer teria iniciado a terapia de recuperação, quando teria, supostamente, passado a agir junto com um traficante de drogas do Bom Jardim e também passou a praticar assaltos na área.

Reconhecido

Outras vítimas de assaltos atribuídos ao policial militar compareceram ao 12ºDP e fizeram o reconhecimento dele.

Após o procedimento na delegacia, Adriano Felipe foi levado à Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) e submetido ao exame de corpo de delito. Desde a tarde de ontem, ele se encontrada detido no Presídio Militar, sob rigorosa vigilância. Ainda hoje, será instaurado um Conselho Disciplinar no Comando da PM.

FONTE: Diário do Nordeste

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Preso cai em gargalhada ao lembrar em Brasília a facilidade de fuga no Ceará


foto 140112 preso DF fuga CE
Um vídeo que circula na internet, da prisão de um homem acusado de assassinar a golpes de faca o padrasto por causa de dívida de drogas, virou motivo de piada e indignação. Às gargalhadas, o preso brasiliense Roberto Teotônio Lopes, 24, zomba da facilidade de fuga em cadeia no Ceará, após fugir para a cidade de Mauriti, a 491 quilômetros de Fortaleza.
Denunciado pelo avô materno, Lopes foi preso por policiais cearenses, mas decidiu fugir após destelhar parte do teto da cadeia. “Como é que os caras fazem uma cadeia que é de telhado (gargalhada)? Aí o cara vai pra casa mesmo, moço”, contou o preso em entrevista a emissoras de tevês do Distrito Federal.
O acusado somente foi recapturado, depois que policiais brasilienses chegaram a Mauriti e realizaram um cerco com a ajuda da Polícia do Ceará.

FONTE: O POVO

Proposta tira carteira de motorista alcoolizado condenado por acidente


Ideia do deputado Fabio Trad (PMDB-MS), responsável pela iniciativa, é punir com a perda do veículo o motorista condenado por homicídio culposo. Lei também atingiria quem estiver sob influência de drogas
Fabio Trad, parlamentar do PMDB, destaca que a pena de perda dos bens já é prevista na Constituição Federal.
A Câmara analisa o projeto de lei do deputado Fabio Trad (PMDB-MS) que pune com a perda do veículo o motorista condenado por homicídio culposo no trânsito que tenha praticado o crime alcoolizado ou sob a influência de drogas, de acordo com a agência Câmara de Notícias. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro, que já pune com detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir nos casos de homicídio culposo. O código também prevê detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição da carteira de motorista para quem dirigir sob efeito de álcool ou drogas.

Fabio Trad ressalta que a pena de perdimento de bens já é prevista na Constituição. Para ele, o acréscimo dessa norma à legislação de trânsito deve diminuir o número de homicídios cometidos por pessoas embriagadas ou drogadas, além de aumentar o poder dissuasório da lei. Ele destaca ainda que isso facilitará a indenização das vítimas, ao reter os veículos usados nos crimes.

Segundo o deputado, a punição atingirá até mesmo os veículos que tenham sido emprestados para os motoristas condenados. “Assim, maior cuidado terá o proprietário antes de emprestar o veículo a pessoa que faz uso de álcool ou entorpecentes e dirige em contrariedade à lei”, afirma.

Pedestre
A Câmara também analisa o projeto de lei do deputado Eliene Lima (PSD-MT) que amplia a pena para o pedestre infrator, prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

A proposta classifica a infração cometida pelo pedestre como média, com multa de R$ 85,13. O texto permite substituir a multa pela frequência em curso de educação de trânsito, regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito.

Lima diz que o curso seria uma opção principalmente para pedestres de baixa renda. “O comportamento inadequado ou mesmo errado do pedestre é um componente significativo para a ocorrência de atropelamentos, muitos dos quais resultam em vítimas fatais”, disse o deputado.

Atualmente, quem deixar de cruzar uma rua fora da faixa de pedestre, passarela ou passagem específica pode ser multado em R$ 26, que corresponde a 50% da multa leve prevista no Código.

Os pedestres também podem ser multados se cruzarem viadutos, pontes ou túneis sem calçada, se desobedecerem à sinalização ou se atrapalharem o trânsito em atos como manifestações e desfiles.

FONTE: O POVO

Acusado de duplo homicídio chegará terça-feira em Iguatu

Anastácio Oliveira Lopes acusado de duplo homicídio
O   Núcleo de Inteligência (NAIP) da delegacia regional de Iguatu, embarcaram neste domingo (12), para o estado de Santa Catarina, a fim de recambiar o preso ANASTÁCIO DE OLIVEIRA LOPES, acusado de assassinar, no mês de junho de 2013, as pessoas de Paulo Sergio Duarte de Souza (Paulo Sérgio de Chico Mandú) e Cleirton Mendonça de Oliveira (Gordim).

Os inspetores Nipônico Bezerra e Mauro Eduardo, membros do NAIP irão conduzir esse preso de Santa Catarina aqui para o Ceará, onde o apresentarão ao Juiz de Direito Josué de Souza Junior, Titular da 1ª Vara da Comarca de Iguatu, sendo previsto o dia 14 (terça-feira) o retorno com o acusado.

População carcerária cresce 51,9%¨em cinco anos no Ceará


A massa carcerária já está próxima de chegar a 20 mil pessoas no Estado. Nas delegacias, a superlotação é grave
Mais de sete mil novos presos ingressaram no Sistema Penal do Ceará somente no ano passado, o que representou um acréscimo de 9,2 por cento em 12 meses. Em cinco anos, de 2008 a 2013, esse crescimento foi avassalador, passando de 12.766 presos para 19.392, um avanço da ordem de 51,9 por cento.

Todas as unidades prisionais do Ceará estão lotadas ou com a capacidade esgotada FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Esta é a constatação da Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus), órgão estadual responsável pela administração das unidades prisionais locais. Com este acréscimo, a massa carcerária cearense está bem próxima de chegar a 20 mil pessoas reclusas.

Esse ´inchaço´ no Sistema Penal no Ceará segue a tendência de todo o País e, ao mesmo tempo, ocasiona um problema de difícil solução: a superlotação nas unidades prisionais e também nas delegacias de Polícia Civil, notadamente, aquelas da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Lotadas

Sem vagas para abrigar tantos presos no Sistema Penal, a Justiça cearense, através da Vara das Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios decidiu proibir a entrada de novos presos nas Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs), presídios e penitenciárias da Grande Fortaleza (RMF).

O efeito dessa medida logo teve um reflexo, as delegacias voltaram a ficar lotadas de presos que já deveriam ter sido transferidos para o sistema, já que as investigações às quais eles estavam sendo submetidas foram encerradas na Polícia. Até a semana passada, cerca de 560 presos aguardavam remoção. Os transtornos causados pela massa carcerária nas delegacias são muitos.

Vão desde a paralisação das investigações ao desvio de função por parte dos inspetores, escrivães e delegados (já que eles passam a atuar como verdadeiros carcereiros). Além disso, as carceragens das delegacias se transformam em verdadeiros ´cadeirões humanos´, onde dezenas de presos se apertam em celas quentes de dia e úmidas à noite, brigam por espaço para dormir e dividir a pouca comida que chega até eles.

A situação de afronta aos direitos humanos se agrava quando ocorre um conflito. Brigas, espancamentos, motins e tentativas de fuga voltam a atormentar quem trabalha nas DPs.

Na última semana de 2013, o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Jairo Façanha Pequeno, relatou o grave quadro nas DPs.

Segundo ele, em algumas distritais e metropolitanas a situação é bem mais graves, pois presos doentes estavam misturados com os demais.

A Secretaria da Justiça e da Cidadania anunciou a aquisição de equipamentos de segurança para os presídios. Aparelhos como scanners e de raio-X serão instalados nas unidades penais para impedir fugas e outros episódios de violência. Também foi anunciada a criação de um grupo especial formado por agentes penitenciários para dar reforço na segurança das cadeias. Trata-se do Ronda de Operações Padrões (ROP). Esse grupo vai se juntar ao Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), que já atua em situações de risco, como no controle de rebeliões e motins junto com a PM. Outros equipamentos de segurança foram também entregues à direção dos presídios.

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA

Estado segue o ritmo do País

Um número que não para de crescer. Assim é o quantitativo de homens e mulheres que formam a massa carcerária no Brasil, onde, segundo estimativas do Ministério da Justiça, meio milhão de pessoas está encarcerado em penitenciárias, presídios, casas de custódia, cadeias públicas, albergues e hospitais judiciários.

Todos os anos, milhares de novos presos entram no sistema penal. Eles vão se juntar aos ex-egressos que acabaram reincidindo no crime FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
No Ceará, o ritmo não é diferente. Conforme levantamentos feitos pela Reportagem, a partir de dados disponibilizados no site da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), entre os anos de 2008 e 2012, a massa carcerária saltou de 12.766 presos para 18.645, uma elevação da ordem de 46 por cento em apenas quatro anos. Atualmente, esse quantitativo está bem próximo de superar os 20 mil internos nas unidades prisionais estaduais.

Interdição
Diante da superlotação que atinge os presídios, principalmente, o Ministério Público Estadual (MPE) e o Judiciário têm, de forma repetida, cobrado providências do Estado.

Ações Civis Públicas (ACP) têm sido encaminhadas à Justiça, que, por sua vez, determinou a interdição de algumas unidades, como o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira 2 (IPPOO 2), em Itaitinga; e a Casa de Privação Provisória da Liberdade em Caucaia, conhecida como CPPL do Carrapicho.

Cadeias de algumas cidades também estão interditadas ou proibidas de receber novos internos. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vem acompanhando o desenrolar do problema.

Também neste ano, a Sejus desativou, definitivamente, aquela que já foi considerada a maior unidade carcerária do Estado por dezenas de anos, o Instituto Penal Paulo Sarasate, o IPPS, na BR-116, em Aquiraz.

O ´velho´ IPPS foi palco de fugas e rebeliões que se tornaram famosas e tiveram destaque até na Mídia nacional, como a que ocorreu em março de 1994, quando o então arcebispo de Fortaleza, dom Aloísio Lorscheider, foi feito refém de um grupo de detentos rebelados e foi levado para o Interior do Estado em um carro-forte, sob a mira de armas de fogo, sendo libertado somente no dia seguinte.

Complexo
O IPPS deverá ser implodido em 2014. No seu lugar, o governo deverá construir um complexo de alta segurança.

Ali serão erguidas instalações que deverão abrigar presos já condenados e considerados de alta periculosidade.

Outra unidade que também não mais recebe presos por ter sido desativada foi o antigo Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II, o IPPOO II, que funcionava na Avenida dos Expedicionários, no bairro Itaperi, em Fortaleza, e que também foi lugar de muitas fugas e motins.

Já a Colônia Agrícola do Amanari, em Maranguape (região Metropolitana de Fortaleza), também foi tirada de funcionamento pelo Estado.

Reincidência
Um dos principais motivos do ´inchaço´ no Sistema Penitenciário brasileiro é a reincidência. Egressos do Sistema passam pouco tempo em liberdade e voltam a praticar crimes. Eles, então, vão se juntar a outros milhares de presos que estão chegando nas cadeias pela primeira vez.

Ocupação auxilia na ressocialização
Em meio a um quadro que chega próximo do caos, uma boa notícia foi dada, na semana passada, pela titular da Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus) do Estado do Ceará, defensora pública Mariana Lobo. Aumentou em 100 por cento o número de presos que decidiram estudar ou estão exercendo algum tipo de atividade profissional mesmo estando a trás das grades.

Na sala de aula o presidiário encontra uma concreta chance de obter uma nova oportunidade na sociedade, deixando para trás a vida no cárcere FOTO: TUNO VIEIRA
Segundo dados apresentados pela secretária, de dois mil passou para quatro mil o numero de detentos nesta situação. "Isso aconteceu graças ao programas de socialização", disse Lobo.

A ressocialização é um dos principais trabalhos que a Sejus busca desenvolver dentro das unidades carcerárias do Ceará, com vistas à redução da reincidência criminal.

Outras iniciativas do estado tentam reduzir as tensões nas unidades penais. Uma delas é a implantação de equipamentos que podem reduzir situações constrangedoras para que está recolhido ou para quem visita presos nas unidades.

Humanizar

Um desses equipamentos recentemente recebidos pelos presídios são scanners, que permite uma revista pessoal nas visitas sem nenhum contato físico entre o detento e o agente penitenciário ou o policial que está de guarda na entrada.

Os scanners evitam, por exemplo, situações constrangedoras para as mulheres que vão visitar seus parentes e, antes, eram submetidas a um tipo de revista pessoal que beirava a humilhação.

FONTE: Diário do Nordeste

Começa curso de formação de PMs


Cerca de 1.100 candidatos já aprovados em concurso público ao cargo de soldado da Polícia Militar do Ceará iniciam, oficialmente, hoje, o curso de preparação para ingressar na Corporação. Eles participarão do Seminário Introdutório para o Curso de Formação Profissional de Carreira de Praças. O evento acontece logo mais, a partir das 8h30, no Centro de Eventos do Ceará, na Avenida Washington Soares.

Comandante-geral da PM, coronel Lauro Prado, estará presente, hoje, na solenidade foto: Bruno Gomes

O evento será presidido pelo secretário da Segurança Pública do Estado, delegado federal Servilho de Paiva; pelo comandante-geral da PM, coronel Lauro Prado; e pelo diretor da Academia Estadual da Segurança Pública do Estado (Aesp), coronel PM Rogério Roosevelt Alencar.

Efetivo

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), essa nova turma deverá estar pronta para ir para as ruas de Fortaleza e do Interior até o segundo semestre. É possível que o novo contingente já seja empregado nas operações da Copa do Mundo. Com a chegada desses novos PMs, a Corporação deverá ter, até o fim do ano, cerca de 16 mil homens.

Durante a solenidade de hoje, a equipe de instrutores da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) vai apresentar para os candidatos a estrutura do Curso, o regime disciplinar e os serviços que serão colocados à disposição dos alunos durante a formação profissional.
Em novembro do ano passado, 1.057 novos PMs foram incorporados à tropa.

Fonte: Diário do Nordeste

sábado, 11 de janeiro de 2014

Taxa de homicídios cai no trimestre



Secretário da Segurança Pública, Servilho de Paiva, fez um balanço dos índices de crimes violentos em 2013
O número de homicídios no Estado do Ceará caiu nos últimos três meses de 2013. Esta foi a primeira vez desde o ano anterior que as taxas de crimes violentos letais intencionais (CVLI) mostram um declínio sucessivo em um único trimestre.

A incorporação de novos policiais militares à tropa da PM é apontada como um dos fatores para a queda no número de assassinatos no Ceará FOTO: TUNO VIEIRA
O comparativo foi apresentado, na tarde de ontem, pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, delegado federal Servilho de Paiva, em coletiva de Imprensa em que ele fez um balanço de 2013.

Segundo o titular da SSPDS, outubro de 2013 apresentou uma queda de 2,9% no quantitativo de mortes violentas (homicídios e latrocínios) em relação a setembro. Em novembro a queda foi de 10,8% em comparação a outubro. E em dezembro, de 2,8% se comparado a novembro. A estimativa da própria SSPDS era de que, no último trimestre do ano passado, ocorressem 1.475 assassinatos, com base nas projeções da Pasta. Mas, o número ficou em 1.206. "Portanto, foram salvas 269 vidas", disse o secretário aos jornalistas.

Números

No comparativo geral entre os dois anos (2012 e 2013), o Ceará apresentou um crescimento da ordem de 19,5% no número de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Em 2012, foram 3.735 óbitos. No ano passado, a taxa chegou a 4.462 crimes.

Somente na Capital, a variação chegou a 18,4% de aumento nos homicídios (1.793 em 2012 e 2.017 em 2013).

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o aumento atingiu 26,6% (de 744 casos para 942). No Interior Norte, 10,2% de acréscimo (528 casos em 2012 e 582 em 2013). No Interior Sul, a taxa apresentou aumento de 21,1% (760 crimes em 2012 e 921 no ano passado).

Motivado pela queda mês a mês no último trimestre de 2013, Servilho de Paiva acredita que esta tendência deverá ser mantida em 2014. Ele atribui o declínio nos números de homicídios a um conjunto de procedimentos adotados desde a sua chegada à Pasta, há quatro meses. "Claro que isso não é obra do Divino, nem da fada madrinha, mas fruto do trabalho dos nosso atores, os policiais que estão nas ruas todos os dias, nas madrugadas e nos fins de semana".

O titular da SSPDS aponta, ainda, outros fatores, tais como, a chegada de novos efetivos. Para ele, as dificuldades encontradas foram, o pouco tempo que ele e sua equipe tiveram, a mudança da equipe, o tamanho da máquina e a tendência do crescimento dos índices criminais no Estado.

Caminho

"Estamos dando os primeiros passos de uma longa caminhada. Queremos chegar ao ponto em que tivermos o controle da violência, para que possamos viver melhor em sociedade. Violência existe desde que o mundo é mundo. O que queremos é chegarmos a uma situação onde possamos viver com tranquilidade", disse o secretário ao refletir sobre as estatísticas. "A violência é uma realidade que deve ser entendida sistemicamente", disse.

Servilho revelou, ainda, que neste ano, haverá mais acréscimo de efetivo. Na Polícia Militar, serão incluídos mais 1.100 homens, que deverão estar preparados até a Copa do Mundo. Já na próxima segunda-feira (13), será realizada a aula inaugural (no Centro de Eventos) para os alunos do Curso de Formação.

Fonte : Diário do Nordeste

Operação na Vila Neuma prende homem por tráfico de drogas

Foto de Ronda-Proerd Iguatu.
Foto de Ronda-Proerd Iguatu.

Atendendo a nova filosofia da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará foi desencadeada nesta sexta-feira (10), nas comunidades da Vila Neuma e Vila Moura em Iguatu, uma operação integrada entre a POLÍCIA MILITAR e a POLÍCIA CIVIL com a finalidade de cumprir mandados de busca e apreensão e ainda demonstrar uma real sensação de segurança naquela comunidade.
 
Foto de Ronda-Proerd Iguatu. A ação envolveu dezenas de policiais militares e civis em 11 viaturas que fizeram abordagens a pessoas em atitude suspeitas e a veículos.
 
 Ao final, uma pessoa foi presa por tráfico de drogas e outros crimes sendo conduzida à Delegacia Regional de Polícia Civil.