sábado, 11 de janeiro de 2014

Taxa de homicídios cai no trimestre



Secretário da Segurança Pública, Servilho de Paiva, fez um balanço dos índices de crimes violentos em 2013
O número de homicídios no Estado do Ceará caiu nos últimos três meses de 2013. Esta foi a primeira vez desde o ano anterior que as taxas de crimes violentos letais intencionais (CVLI) mostram um declínio sucessivo em um único trimestre.

A incorporação de novos policiais militares à tropa da PM é apontada como um dos fatores para a queda no número de assassinatos no Ceará FOTO: TUNO VIEIRA
O comparativo foi apresentado, na tarde de ontem, pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, delegado federal Servilho de Paiva, em coletiva de Imprensa em que ele fez um balanço de 2013.

Segundo o titular da SSPDS, outubro de 2013 apresentou uma queda de 2,9% no quantitativo de mortes violentas (homicídios e latrocínios) em relação a setembro. Em novembro a queda foi de 10,8% em comparação a outubro. E em dezembro, de 2,8% se comparado a novembro. A estimativa da própria SSPDS era de que, no último trimestre do ano passado, ocorressem 1.475 assassinatos, com base nas projeções da Pasta. Mas, o número ficou em 1.206. "Portanto, foram salvas 269 vidas", disse o secretário aos jornalistas.

Números

No comparativo geral entre os dois anos (2012 e 2013), o Ceará apresentou um crescimento da ordem de 19,5% no número de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Em 2012, foram 3.735 óbitos. No ano passado, a taxa chegou a 4.462 crimes.

Somente na Capital, a variação chegou a 18,4% de aumento nos homicídios (1.793 em 2012 e 2.017 em 2013).

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o aumento atingiu 26,6% (de 744 casos para 942). No Interior Norte, 10,2% de acréscimo (528 casos em 2012 e 582 em 2013). No Interior Sul, a taxa apresentou aumento de 21,1% (760 crimes em 2012 e 921 no ano passado).

Motivado pela queda mês a mês no último trimestre de 2013, Servilho de Paiva acredita que esta tendência deverá ser mantida em 2014. Ele atribui o declínio nos números de homicídios a um conjunto de procedimentos adotados desde a sua chegada à Pasta, há quatro meses. "Claro que isso não é obra do Divino, nem da fada madrinha, mas fruto do trabalho dos nosso atores, os policiais que estão nas ruas todos os dias, nas madrugadas e nos fins de semana".

O titular da SSPDS aponta, ainda, outros fatores, tais como, a chegada de novos efetivos. Para ele, as dificuldades encontradas foram, o pouco tempo que ele e sua equipe tiveram, a mudança da equipe, o tamanho da máquina e a tendência do crescimento dos índices criminais no Estado.

Caminho

"Estamos dando os primeiros passos de uma longa caminhada. Queremos chegar ao ponto em que tivermos o controle da violência, para que possamos viver melhor em sociedade. Violência existe desde que o mundo é mundo. O que queremos é chegarmos a uma situação onde possamos viver com tranquilidade", disse o secretário ao refletir sobre as estatísticas. "A violência é uma realidade que deve ser entendida sistemicamente", disse.

Servilho revelou, ainda, que neste ano, haverá mais acréscimo de efetivo. Na Polícia Militar, serão incluídos mais 1.100 homens, que deverão estar preparados até a Copa do Mundo. Já na próxima segunda-feira (13), será realizada a aula inaugural (no Centro de Eventos) para os alunos do Curso de Formação.

Fonte : Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário