quarta-feira, 30 de abril de 2014

Prédio anexo ao Hemocentro foi arrombada e portas foram furtadas

Na madrugada desta quarta-feira (30), um dos prédios  que pertence ao Hemocentro, foi arrombado e levaram as portas.
 O local fica anexo ao prédio aonde funciona o Hemoce ao lado do Hospital Regional e que está totalmente desprotegido, pois conforme observamos não tem murada e facilmente, qualquer pessoa tem acesso as dependências do prédios.
 Informações de funcionários, é que o prédio ainda não foi inaugurado e como fica nos fundos do Hemocentro e nas proximidades tem um terreno baldio e o muro caiu, facilitando a ação dos meliantes. Por volta das 2h00 da madrugada, duas pessoas chegaram e arrombaram, levando as portas e danificaram os vidros que ficam tanto nas portas quanto nas janelas e reviraram todos os objetos que estavam dentro do prédio.
 Toda a ação dos ladrões foram ouvidas por funcionários que imediatamente comunicou o fato a polícia, que esteve no local e conseguiu prender José Roberto da Silva e recuperar todas as portas furtadas.
 Estivemos conversando com o acusado, que nega a participação no crime e disse “eu vinha do Alto do Jucá e passando pelo local o rapaz me chamou, foi quando a polícia chegou e me prendeu. Eu não roubei nada, não peguei em nada eu não sei nem quem é o rapaz?”.

Duas mulheres presas em Iguatu por tráfico de drogas

O delegado Agenor Freitas de Queiroz da Delegacia Regional de Polícia Civil, juntamente com os inspetores Auleirislândio e Fernando, receberam uma denúncia que duas mulheres estariam comercializando entorpecentes no Bairro Santo Antônio, mais precisamente em uma residência na Avenida  Dário Rabelo. 

Drogas apreendidas com duas mulheres na Avenida Dário Rabelo
  Ao chegarem no local, os policiais adentraram a residência e constaram realmente que duas mulheres estavam em um dos cômodos da casa acondicionando a droga para a comercialização.

 Adriana Teixeira de Oliveira, 42 anaos e Francisca Moura do Nascimento, conhecida como “Dôdô”, foram presas por tráfico de drogas dentro da própria residência. Foram apreendidos 100 gramas de crack, 3 gramas de maconha e R$ 137,00 (cento e trinta e sete reais) e vária embalagens para acondicionar a droga.

 Conforme informações do Dr. Agenor delegado regional, mais de  50 papelotes já estavam embalados para serem vendidos aos clientes e nos adiantou que a pedra é vendida a R$ 5,00 (Cinco reais) cada. Após a prisão elas foram conduzidas a Cadeia Pública de Iguatu. 

MAis armas apreendias pela polícia na AIS 16




Neste dia 28/04/14, mais 03 armas de fogo foram apreendidas na Área Integrada de Segurança 16, que é compreendida por 16 cidades circunscricionais do 10º BPM. Uma das armas, um revolver calibre 38, fora apreendida com um dupla em uma moto, quando essa tentava evadir de uma ação policial na Vila Neuma, em Iguatu/CE. As outras duas armas, duas espingardas de fabricação artesanal, foram apreendidas em Saboeiro e Acopiara. Em Saboeiro, uma dupla utiliza arma para fazer assaltos, a qual também foi presa. Em Acopiara, um homem utilizava a arma para ameaçar uma mulher. Com essas apreensões, sobe para 12 (doze) armas apreendidas na AIS 16 em menos de 10 dias: uma arma a cada 20 horas."

terça-feira, 29 de abril de 2014

Acidente com ônibus, carreta e trator deixa mais de 10 mortos na Bahia

Acidente aconteceu na BR-110, na região do município de Inhambupe.
Motorista de carreta que levava trator se apresentou à delegacia da região.


Acidente na Bahia (Foto:  Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)Acidente na Bahia deixou mais de 10 pessoas mortas (Foto: Carlos Alberto/site Aragão Notícias)
Um acidente envolvendo uma carreta, um trator e um ônibus deixou 13 pessoas mortas na manhã desta segunda-feira (27), na BR-110, interior da Bahia, segundo informações da Polícia Civil local. A ocorrência foi registrada na região do município de Inhambupe, a 167 quilômetros de Salvador.
(Correção: a Polícia Rodoviária Federal informou durante toda a manhã o registro de 14 mortes no acidente. A PRF corrigiu a informação por volta das 14h, afirmando que o número total de óbitos chegou a 12. Já a Policia Civil local confirma 13 mortos, 10 no local do acidente e três no hospital. O Hospital Dantas Bião, por meio da assessoria, confimou a ocorrência de três mortes entre os pacientes da unidade).
Segundo a Policia Roviária Federal (PRF), o ônibus da empresa Gontijo, que vinha de São Paulo com destino a Paulo Afonso, na Bahia, bateu de frente com o trator, que caiu de uma carreta. De acordo com a PRF, o motorista do ônibus está entre os mortos.

"Vinha uma carreta com um trator [em cima] e, em uma curva, o trator se desprendeu e caiu na pista. Aí o ônibus, que vinha no sentido contrário, bateu de frente com o trator", relatou o policial rodoviário Valdir Cordeiro.
A empresa Gontijo informou que 30 passageiros estavam no veículo na hora do acidente, além do motorista.
Representantes da companhia foram até o local para dar suporte às vítimas. A Gontijo afirma que não vai divulgar os nomes dos passageiros, em razão de um contrato de confidencialidade firmado com os clientes.
O motorista da carreta deixou o lugar do acidente e, no início da tarde, se apresentou à Delegacia de Polícia Civil de Alagoinhas. Segundo o advogado, que acompanhou o condutor para depoimento, o motorista tem 43 anos e é habilitado. Ainda segundo ele, o trator estava amarrado à carreta e eles desconhecem o que pode ter havido para provocar o acidente.
Acidente na Bahia (Foto: Arte/G1)
Feridos
A polícia não soube informar se todas as vítimas eram passageiras do ônibus. Os feridos foram encaminhados ao Hospital Dantas Bião e ao Hospital das Clínicas de Alagoinhas (HCA).
O Hospital Dantas Bião informou, no início da tarde, que 19 pessoas foram levadas para a unidade de saúde após o acidente. Três delas morreram no centro cirúrgico e quatro foram transferidas para o HCA. Entre os internados, dois são crianças, que sofreram escoriações pelo corpo.
Das quatro pessoas internadas no Hospital das Clínicas de Alagoinhas, são três mulheres e um homem.
Três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fizeram o deslocamento dos feridos para os hospitais. Até por volta das 10h, algumas vítimas permaneciam presas nas ferragens.
Trânsito
Por conta do acidente, o tráfego de veículos ficou lento durante toda a manhã na BR-110, nos dois sentidos. Segundo a PRF, até o início da tarde desta segunda-feira, os veículos ainda não tinham sido retirados da via.
  •  
Acidente deixa o trânsito lento na BR-110 (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)Acidente deixa o trânsito lento na BR-110 (Foto: Carlos Alberto/site Aragão Notícias)
Acidente na Bahia (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)Trator caiu em pista e atingiu ônibus (Foto: Carlos Alberto/site Aragão Notícias)
  •  
Acidente na Bahia (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)Feridos estão sendo levados para dois hospitais de Alagoinhas, na Bahia (Foto: Carlos Alberto/site Aragão Notícias)

Militar do Exército preso com droga




Os policiais militares apreenderam a droga e os objetos que estavam com o soldado do Exército
FOTO: DIVULGAÇÃO
APREENSÃO POLICIA Um soldado da ativa do Exército Brasileiro (EB) foi preso na tarde de ontem em Cascavel, a 62 km de Fortaleza. Ele portava um tijolo de maconha prensada pesando 205 gramas.
De acordo com a Polícia Militar, Evilásio da Silva Nogueira, 19, soldado do Exército, foi abordado pela PM no Centro do município de Cascavel.
Ele trafegava em uma motocicleta sem placa na companhia de um adolescente de 17 anos. Por volta das 12h30, Evilásio foi visto pela patrulha RD 1245, composta pelo subtenente Duarte e os soldados Matos, Lino Neto e Das Chagas.
Maconha
Os policiais julgaram a atitude da dupla como suspeita e resolveram realizar a abordagem. Na revista, os PMs encontraram o 'tijolo' da droga em poder de Evilásio, sendo dada voz de prisão em flagrante ao militar.
O adolescente, por estar na companhia de Evilásio, acabou apreendido. Os policiais militares também apreenderam a motocicleta e o entorpecente, encaminhando as duas pessoas e todo o material para a Delegacia Municipal de Cascavel. O soldado do EB foi autuado em flagrante por tráfico de droga.
O comandante da 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Comunitária (BPCom), do Ronda do Quarteirão de Cascavel e Pindoretama, tenente Adauto, lamentou a prisão do militar e explicou o que acontecerá com Evilásio Nogueira.
"O soldado ficará preso em um quartel do Exército, bem como deverá responder a processo administrativo disciplinar para apurar a incapacidade moral do mesmo em permanecer no serviço ativo daquela instituição militar", ressaltou o oficial.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Faltam 47 Cadeias Públicas e 90 Delegacias no interior


Segundo a Sejus e a Polícia Civil, os déficits de Cadeias Públicas e Delegacias estão sendo corrigidos

O delegado geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, disse que as cidades que têm delegacias são escolhidas por suas localizações geográficas
FOTO: NATINHO RODRIGUES
ANDRADE JUNIOR Conforme a Lei Federal de Execuções Penais e a Lei Estadual 12.342 - o Código de Divisão e Organização Judiciária do Ceará - todo Município deve ter uma Cadeia Pública. Pode parece estranho que alguma cidade do Estado não tenha este equipamento, mas a verdade é que 47 cidades não possuem nenhum tipo de unidade prisional, para custódia de detentos. Para piorar a situação, 90 municípios cearenses não têm delegacias.
Imagine ter que viajar para registrar um procedimento simples como um Boletim de Ocorrência (B.O.). Pois é assim que os moradores de 90 cidades cearenses precisam agir para terem seus direitos de usufruir dos serviços públicos garantidos.
O descumprimento às Leis, tem gerado problemas maiores e alguns magistrados já estão se negando a receber presos oriundos de outras cidades, por conta da superlotação das unidades. A sensação de falta de proteção, de ausência de Justiça e de Segurança Pública é grande no Interior.
Deslocamento
A advogada Delma Feitosa, nomeada defensora pública do Município de Aiuaba, na Região dos Inhamuns, disse que os problemas gerados pela falta de cadeia e delegacia são muitos, mas o mais grave é a dificuldade encontrada pelos servidores do Poder Judiciário para manterem contato com o preso.
"Qualquer procedimento, por simples que seja, exige um deslocamento. Até para obter a assinatura de um preso em uma procuração, por exemplo, é preciso que se faça uma viagem para Arneiroz, Tauá ou até Fortaleza. A situação desses réus é muito prejudicada, não só no andamento do processo, que se torna mais lento, por conta da distância entre as partes; mas também em relação a proximidade com a família, que nem sempre tem como vê-los".
Em Aiuaba nunca houve delegacia de Polícia Civil. A Cadeia Pública funcionou durante anos em um cubículo sem entradas de ar adequadas e com um banheiro improvisado. Depois que o prédio foi interditado, os presos passaram a ser custodiados no imóvel onde funcionava o antigo Fórum, instalado em frente à praça mais movimentada da Cidade, em pleno Centro.
Segundo Delma Feitosa, a falta de segurança do prédio e o costume que as pessoas adquiriram de conversar e entregar bebidas alcoólicas e cigarros aos presos, fez com que a Cadeia fosse desativada, em 2005. Desde lá não há um lugar específico para abrigar detentos. "Os prédios precisavam mesmo serem interditados, porque não ofereciam condição nenhuma para abrigar alguém. O problema é que o Estado não apresentou alternativa para a interdição. Ficamos sem ter o que fazer com nossos presos", afirmou a advogada.
A defensora disse ainda, que não tem conhecimento que a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) tenha dado qualquer justificativa para a falta do equipamento nesses quase 10 anos. "Os juízes têm muito boa vontade. Oficiam, solicitam, denunciam a situação. Porém, nunca chegou resposta alguma por parte do Estado ao Fórum, que eu tenha conhecimento".
Sobre a falta de delegacia, Delma considera que alguns delitos poderiam ser evitados, só pelo fato dos criminosos terem noção da proximidade da Polícia. "Algumas pessoas cometem crimes leves com certa reincidência, porque não sentem a presença da Polícia. Sabem que é necessário que a equipe da Polícia Civil de Tauá seja mobilizada para que um B.O. Seja lavrado contra eles. A dificuldade que a população encontra para registrar um crime é alta, por isso a maioria prefere não se dar ao trabalho".
Sem estrutura
Em Santana do Cariri (556Km de Fortaleza), o problema é ainda maior. Segundo um funcionário do Fórum da Cidade, além de não ter Cadeia Pública e delegacia, a PM também enfrenta dificuldades para desempenhar suas funções.
"Santana não tem nem viatura. A Prefeitura disponibilizou um automóvel para fazer as vezes de viatura; paga uma casa para que o destacamento da PM local funcione; custeia o telefone e a comida dos militares. Caso a Prefeitura corte estes gastos, que não são da responsabilidade dela, a PM não terá a mínima condição de atuar aqui", afirmou um servidor do Fórum, que pediu para não ser identificado.
Os presos de lá eram levados para a Cadeia de Nova Olinda, mas a unidade está superlotada e agora eles são deslocados para Altaneira. "Estamos enchendo as unidades das outras cidades e isto já causa incômodo. Vai chegar a hora em que ninguém vai poder ser preso aqui, porque não terá para onde ir".
O funcionário público disse ainda, que nenhum defensor público, promotor ou oficial de Justiça têm seus deslocamentos custeados pelo Estado. "Ouço queixas frequentes aqui no Fórum de quem precisa pagar de seu próprio bolso as despesas com combustível e alimentação, para visitar um preso que está em outra cidade", denunciou.
O promotor de Justiça, David Moraes da Costa, que responde pelos Municípios de Altaneira, Santana do Cariri e Farias Brito, ambos na Região do Cariri, disse que o fenômeno da subnotificação percebido em Aiuaba por Delma Feitosa, também acomete Santana. "Os crimes acontecem e nós ficamos sabendo extraoficialmente, mas a maioria não é registrado pelas vítimas. As pessoas não acreditam que a Polícia vá resolver estando distante".

Polícia e Sejus afirmam que estão trabalhando para diminuir o déficit
De 2007 até agora, 17 Cadeias Públicas foram construídas no Ceará, o que significou um acréscimo de 889 vagas no Interior, conforme informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus). Segundo a instituição, está programada a inauguração, ainda este ano, de uma unidade em Juazeiro do Norte. "Estão ainda sendo licitadas, unidades em Crateús, Aracati, Tianguá, Quixadá e Caucaia, que totalizarão mais 1.243 vagas em cadeias públicas", informou.
Sobre a situação da estrutura e população carcerária nas Cadeias que já existem no Interior, a Sejus diz que "reconhece que ainda há unidades em situações emergenciais e tem trabalhado para sanar estes problemas. É um desafio acompanhar o crescimento da população carcerária no Estado, que chega a quase 10% ao ano".
Segundo a Secretaria de Justiça, a construção de cadeias dependem de alguns requisitos. "A decisão pela localização de uma unidade prisional é feita pela Sejus, a partir de análise da demanda existente. Para a construção de uma nova unidade, é preciso também que o município dê como contrapartida um terreno dentro das especificações de construção definidas pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciaria (CNPCP)".
A Sejus explica que as cadeias são estruturas montadas para abrigar presos provisórios mas recebem muitos presos condenados. "Pela jurisprudência, o prazo razoável para a prisão provisória é de 90 dias. No entanto, são raros os processos em que esse prazo é respeitado, e esse descompasso entre a prisão e o tempo de julgamento gera a superpopulação carcerária. Depois deste prazo, os presos deveriam ser distribuídos em presídios regionais, que acabam não sendo por conta de outro problema: as autorizações judiciais".
A instituição disse também, que não são todos os magistrados que autorizam a entrada de detentos oriundos de outras comarcas, nas que eles representam. "Isso pode ocasionar que algumas unidades fiquem com excedente de presos enquanto outras com vagas ociosas. A Sejus busca manter o diálogo com os magistrados".
Polícia Civil
Segundo o delegado geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, de 2007 até agora foram inauguradas 44 delegacias no Interior do Ceará. Para Andrade este é o crescimento mais expressivo dos últimos tempos, já que em anos anteriores já havia sido, inclusive, fechadas unidades municipais por falta de efetivo.
"Diante da quantidade de delegacias que existiam e que existem hoje, este número representa um aumento de 100% no número de unidades. Fizemos o máximo que pudemos para diminuir o déficit de unidades, gerado nos últimos 20 anos".
Conforme o delegado geral, as cidades que vão receber as delegacias são escolhidas diante de sua posição geográfica. "É utopia dizer que todas as cidades terão delegacias. O ideal seria isto, mas não está dentro da nossa realidade. Então, escolhemos pontos que possam atender o máximo de pessoas. Quando instalamos uma delegacia em um ponto, ela irá comportar a demanda das cidades vizinhas".
Perto
Andrade Júnior lembra que a população deve estar perto da Polícia Judiciária. "O delegado é uma figura importante, responsável legal por homologar e investigar procedimentos denunciados pela sociedade. Seria bom que tivéssemos delegados em toda Cidade, mas nenhuma instituição - Polícia Civil, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público - tem efetivo suficiente para isto".
MPE: "Este é um problema antigo"
A situação de falta de estruturas para abrigar presos é bastante difícil e está em todo o Ceará, inclusive na Capital, segundo a promotora de Justiça Camila Barbosa, da 3ª Promotoria de Execuções Penais de Fortaleza. Barbosa disse que o problema é antigo e que já houve tempo mais que suficiente para que fosse totalmente solucionado.
Segundo ela, somente um presídio atende a Fortaleza e Região Metropolitana, todo o restante das unidades são Cadeias Públicas. "Os presídios são destinados a receber presos em regime fechado e as cadeias, presos provisórios. O problema é que o único presídio que temos na RMF, está 30% acima de sua capacidade. Por conta disto, os presos condenados são misturados aos provisórios e isto dificulta a ressocialização, por exemplo. Cada preso precisa estar no espaço adequado para ele".
Conforme a representante do Ministério Público Estadual (MPE), a criação das Cadeias Públicas no Interior era o primeiro passo para desafogar as unidades da Capital, além de serem estruturas totalmente necessárias em cada Município. "Muitos presos que estão aqui são oriundos de outros Municípios. Se lá tivesse a Cadeia não precisaríamos recebe-los".
Segundo Camila, o flagrante descumprimento das leis neste sentido, tem acarretado outros problemas como o avanço da violência. "A Lei de Execuções Penais entrou em vigor no ano de 1984 e trinta anos depois não é cumprida efetivamente. Não adianta dar desculpas, nem mudar nomes de penitenciárias se a estrutura é a mesma. Precisamos de medidas que tenham resultados práticos".
Ela disse ainda, que o promotor de Justiça de cada Município deve proceder da forma que achar correta para que o problema seja sanado. "Cada um deve adotar a postura que lhe pareça correta, que pode ir desde uma recomendação até o ajuizamento de uma Ação Civil Pública (ACP)", afirmou.
David da Costa, promotor de Santana, disse que depois de oficiar várias vezes a Sejus, sem resposta, irá encaminhar uma recomendação ao Poder Judiciário. Caso não seja atendido, irá mover uma ACP. "Já oficiei a Secretaria de Segurança Pública (SSPDS) e a Sejus. A SSPDS me deu resposta dizendo que não tem previsão para a inauguração de uma delegacia em Santana; a Sejus nem isto, simplesmente ignorou. Eu não tenho mais saídas a não ser mover estas ações". Ele contou também, que a Cadeia Pública de Santana está sendo reformada há anos. "A obra está totalmente parada, por um tempo injustificável".

MAPA DELEGACIAS

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Operação prende sete traficantes na divisa do Ceará com a Paraíba



Trabalho conjunto entre as Polícias Civis do Ceará e da Paraíba resultou na captura de quadrilha especializada


Durante a ação, a Polícia apreendeu cocaína e até um pé de maconha, cultivado para dar origem à droga, posteriormente

Uma operação conjunta da Polícia Civil do Ceará com a Polícia Civil da Paraíba, deflagrada na manhã de ontem (24), prendeu sete pessoas envolvidas com o tráfico de drogas em Ipaumirim, a 420 Km de Fortaleza, e em Cachoeira dos Índios, no estado da Paraíba.
Image-0-Artigo-1598180-1 Após quatro meses de investigação das polícias civis cearense e paraibana, foram capturados Erivelton Nunes Chagas, 26; Hudson Carlos Albuquerque Barbosa, 23; Macário Josué da Silva, 26 e Jardel Gonçalves de Sousa, 28, que possuem mandados de prisão temporária em aberto.
Já Venceslau Ferreira Vieira, 48, e Ana Ingrid Moura Vieira, 48, foram presos em flagrante por tráfico de drogas. O pai de Jardel, Jurandir de Sousa, também foi detido durante a operação, por porte ilegal de arma, mas não possui envolvimento com a quadrilha, conforme informou o titular da delegacia de Ipaumirim, delegado Manuel Inácio.
Drogas
Na residência de Jardel Gonçalves, em Cachoeira dos Índios, na Paraíba, foram apreendidos 198 gramas de cocaína e munição. Mais dois gramas da droga foram apreendidos na casa de Hudson, além de um pé de maconha, cultivado para dar origem à droga, posteriormente.
Jardel é apontado como o responsável por articular a distribuição dos entorpecentes para Ipaumirim, usando o restante dos suspeitos presos para tal função.
Ainda segundo informações do delegado Manuel Inácio, a operação envolveu o estado da Paraíba em conjunto com o município de Ipaumirim, pois o tráfico na região das divisas se intensifica cada vez mais.
A operação tinha como objetivo o cumprimento dos mandados de prisão, além de outros nove de busca e apreensão.
Integração
Cerca de 60 policiais, entre cearenses e paraibanos, participaram da operação, que teve por objetivo, segundo a Polícia Civil do Ceará, "coibir o tráfico de drogas e desenvolver ações integradas entre as polícias dos dois estados". No último dia 2, o estado do Ceará assinou termo de participação no Comitê Integrado de Segurança Pública Divisa Segura, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Com a assinatura do documento, ficava formalizada a participação no Estado no grupo para combater os ataques a bancos e o tráfico de armas e drogas, além de buscar prevenir outros crimes nas divisas com os outros estados do Nordeste.
A assinatura ocorreu durante reunião do Comitê, a primeira do ano, que contou com representantes das secretarias de segurança dos nove estados da região, além de integrantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz/CE) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.
Desde 2011 os estados do Nordeste atuam unidos para combater crimes nas divisas. Na ocasião, secretário de Segurança do Ceará, Servilho Paiva, declarou que "não há burocracia" para quem pratica crimes, referindo-se à necessidade de maior atenção do poder público às fronteiras. (Colaborou, Richard Lopes)

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Mais uma arma de fogo apreendida pela Polícia Militar

 
Por volta das 23h00 desta terça-feira (22), policiais militares do Ronda do Quarteirão (Sds Márcio, Hamilton e José Glaírton – RD 1268) realizavam o patrulhamento em sua respectiva área, quando apreenderam um revólver de marca Taurus, calibre 38, número 23805, municiado com 03 cartuchos intactos, o qual estava sendo portado por um homem de iniciais J.F.L., 61 anos, que se encontrava em um bar, localizado na Av Francisco Alves, bairro Vila Moreiras, na cidade de Acopiara.
 O acusado foi conduzido juntamente com a arma apreendida à Delegacia local para a lavratura do procedimento policial.

Sétima arma apreendida em menos de cinco dias na AIS 16


Na noite desta quarta-feira (23) por volta das 21h00, policiais militares do Ronda do Quarteirão (Sds Euzébio, Gilderlan e Freitas) realizavam o patrulhamento na viatura RD 2782, nas proximidades da Praça do Forricó, na cidade de Icó, quando foram abordados por uma mulher a qual relatou que um indivíduo armado com um revólver tentou assaltá-la. 
O acusado, que foi visto a certa distância pelos policiais, já havia trocado de roupa e tentou fugir, no entanto não obteve êxito, pois foi alcançado pela guarnição que apreendeu em seu poder a arma utilizada na tentativa de roubo, um revólver calibre 32. O acusado foi conduzido à Delegacia Regional de Icó, juntamente com a arma, para o procedimento de praxe.
Esta é a sétima arma de fogo apreendida na Área Integrada de Segurança 16 em menos de cinco dias. As outras 06 (seis) arma apreendidas: 04 (quatro) em Iguatu, no dia 19, 01 (uma)  em Acopiara, no dia 22 e 01 (uma) em Cariús, também no dia 22 do mês em curso

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Homem mata sogra a facadas


Um homem assassinou a sogra, a golpes de faca, depois que deixou seu filho aos cuidados da vítima e a criança morreu após cair em um poço. O crime aconteceu, na Vila Carité, em Juazeiro do Norte (493Km de Fortaleza), na noite da última segunda-feira. O suspeito do homicídio, Cícero Enomárcio Nunes da Silva, fugiu, mas teria ligado ontem para a Delegacia Regional de Juazeiro (DRJN) dizendo que iria se apresentar nas próximas horas.
arte avelino Conforme informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), o menino Francisco Wallace, de um ano e sete meses, estava brincando e caiu em um poço de dois metros de profundidade, que ficava nas proximidades da casa, onde sua família estava. A criança foi retirada do local por populares e encaminhada ao Hospital Regional do Cariri (HRC), mas não resistiu e acabou morrendo.
Ainda de acordo com o CPI, quando Cícero soube da morte do filho, investiu contra a sogra culpando-a do fato e repetindo que tinha deixado o menino com ela. A mulher tentou se defender, mas foi atingida no pescoço por uma facada desferida pelo genro. Maria Elaiva de Souza, 44, também foi levada ao HRC, mas também não resistiu.
A filha de Elaiva e mãe da criança morta, foi atingida pela faca, em um dos braços, na tentativa de salvar a mãe. A mãe disse a Polícia que não percebeu quando a criança saiu da casa, andou cerca de 20 metros até o po˜ço, onde foi encontrada.
Delegada
A delegada titular da DRJN, Cícera Araújo, disse que o procedimento foi encaminhado, na tarde de ontem, para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que deverá apurar o caso. "Dois procedimentos foram abertos aqui na delegacia. Um para apurar o suposto afogamento, o outro para apurar o homicídio. O homicídio será apurado na DDM por se tratar de um caso que envolve relação doméstica", afirmou.
Ainda segundo a delegada, muitas testemunhas e familiares dos mortos foram ouvidos durante o plantão de segunda-feira. Em entrevista a TV Verdes Mares, o inspetor Eugênio Marcos dos Santos, disse que a morte por afogamento é apenas uma das hipóteses que estão sendo investigadas. No entanto, somente após a liberação do laudo cadavérico da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), é que a causa da morte será confirmada. "Com o resultado do exame, saberemos se foi afogamento ou se houve um acidente ou uma lesão antes da criança falecer", afirmou.
O fato gerou grande comoção na Região do Cariri, diante da tragédia que acometeu a família. Os corpos da criança e da avó foram sepultados ontem.


Homicídios caem 33% no feriadão




Uma das mortes foi registrada na Granja Portugal, em Fortaleza. Lucimara Firmino da Silva, 22, foi assassinada por um casal de adolescentes
FOTO: ALEX COSTA
Image-0-Artigo-1596106-1 O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que englobam os homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, registrados no Ceará durante o feriado da Semana Santa sofreu redução em comparação com igual período do ano passado. De acordo com balanço divulgado no final da tarde de ontem pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), houve uma diminuição de 33,3% nos homicídios no Estado durante os quatro dias da Páscoa.
Conforme a SSPDS, foram registrados 52 CVLIs de 0h da quinta-feira (17) até 23h59 de domingo (20). Em 2013, de 0h da quinta-feira Santa (dia 28 de março) até 23h59 do domingo de Páscoa (31 de março), haviam sido registrados 78 crimes.
> Número de óbitos dobra nas estradas federais do Ceará 
Elogios
O titular da SSPDS, Servilho Paiva, durante solenidade que marcou o início da Semanada da Polícia Civil, no prédio da Delegacia Geral da Corporação, na tarde de ontem, comemorou a redução no número de CVLIs no Estado, durante este feriado. O secretário teceu elogios aos esforços dos agentes que trabalharam durante o período. "Os dados indicam que estamos no rumo certo, apesar de estarmos no início da caminhada. Quanto maior o engajamento dos servidores do Sistema de Segurança, a quem desde já agradecemos o empenho, melhor serão os nossos resultados", disse.
Servilho enfatizou a quantidade de vidas salvas no Estado. "Nesse período, que é sempre muito duro para a Polícia, um feriado muito violento, temos a alegria de comemorar bons resultados para a sociedade cearense. Foram 26 vidas salvas. Agradeço a todos os homens e mulheres que fazem a Polícia por isso", exaltou o secretário.
A Capital também apresentou diminuição na quantidade de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais durante o feriado da Semana Santa. No recorte feito pela SSPDS, de quinta-feira Santa ao domingo de Páscoa deste ano, foram contabilizadas 28 mortes por CVLI em Fortaleza. Em 2013, a cidade havia registrado em igual período o número de 35 homicídios.
Apreensões
A quantidade de apreensões de entorpecentes também aumentou no Ceará durante o período da Páscoa. Segundo os dados da SSPDS, foram 194 quilos de drogas apreendidos no Ceará nos quatro dias do plantão. Ano passado, somente 2,24 quilogramas foram capturados pelas Polícias Civil e Militar, no mesmo período festivo em todo o território cearense.
Em Fortaleza, foram apreendidos 192 quilos de drogas entre a quinta-feira e o domingo neste feriado. Em 2013, haviam sido retirados de circulação modestos 0,25 gramas de entorpecentes em recorte semelhante.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

terça-feira, 22 de abril de 2014

Em menos de três dias polícia tira das ruas de Iguatu a quarta arma



Mais uma arma de fogo é retirada das ruas de Iguatu. É a quarta arma em menos de 3 dias. Tudo aconteceu por volta das 3h00 da madrugada desta segunda-feira (22) quando a viatura do Ronda do Quarteirao, ao efetuar buscas pessoais em dois homens em atitudes suspeitas no bairro Joao Paulo II, notou-se que um deles portava um revólver calibre 38, com três cartuchos intactos. Imediatamente foi dada a voz de prisão e a dupla fora conduzida para DRPC de Iguatu, para os procedimentos subsequentes. Outras três armas de fogo foram apreendidas pela PM no último 19 deste mês de abril.

Mais de 40 pessoas presas em operações realizadas em Iguatu


Criado há um ano, no dia 14 de Abril de 2013, pelo delegado regional de Iguatu, Dr. Agenor Freitas de Queiroz, o Núcleo de Análise e Inteligência Policial (NAIP), em apenas um ano de existência, prendeu 32 pessoas envolvidas com os crimes de tráfico de drogas, pistolagens e foragidos da Justiça.
A primeira Operação de Inteligência realizada pelo Núcleo foi batizada por “Operação Tornado”, que desarticulou uma quadrilha em Iguatu com ramificações em Juazeiro do Norte, sendo que, 15 pessoas foram presas nesses municípios.
Na cidade de Jucás os policiais civis do NAIP investigaram uma quadrilha especializada no comércio de drogas, com ramificações em Iguatu, Icó, Cariús e Cedro, sendo o grande fornecedor das drogas para essa quadrilha, um individuo residente na Zona Rural do município de Cedro (nome preservado). Nessa Operação (Operação Tolerância Zero), foram presas 14 pessoas acusadas de envolvimentos com a venda de drogas.
No município de Acopiara na “Operação Anaconda”, o NAIP desenvolveu um trabalho de inteligência que conseguiu identificar membros de uma quadrilha internacional de tráfico de drogas entre o Paraguai e a cidade cearense de Acopiara, chefiada pelo detento Marcilio Alves Feitosa (Tranca), e que resultou na prisão de 06 seis pessoas entre os municípios de Acopiara e Fortaleza. Nessa investigação, o Núcleo de Inteligência, ainda, esclareceu que o chefe dessa organização (Tranca) teria mandado assassinar mãe e filha no Bairro Quintino Cunha em Fortaleza.
Novamente na cidade de Jucás, na “Operação Conexão Jucás/Cariús”, a inteligência identificou atividades criminosas voltadas para o comércio de drogas e homicídios por acertos de contas, então passou a investigar e identificou mais uma quadrilha atuante em Jucás, comandada pelo detento Luiz Alves da Silva (Luiz de Inocêncio), o qual se utilizava dos irmãos para viabilizar o comercio de drogas em Jucás, por isso, essa quadrilha ficou conhecida por “Quadrilha dos Irmãos Inocêncio”. Nessa Operação foram presas 05 cinco suspeitos por envolvimento com a quadrilha.
Não só no combate as quadrilhas atuantes no comércio de drogas, mas também em crimes de pistolagem e foragidos da Justiça. O esclarecimento das mortes de Paulo Sergio e Cleirton Mendonça foi realizado pelo NAIP, o que resultou na prisão do suspeito Anastácio de Oliveira Lopes na cidade catarinense de Blumenau. Em seguida o serviço de inteligência em parceria com o DETRAN de São Paulo, identificou um registro de um automóvel do foragido da cidade cedrense, Bonfim Victor de Lima, o que culminou com sua prisão na cidade de Itapecerica da Serra.
Os trabalhos do NAIP são Supervisionados pelo delegado regional Agenor Freitas de Queiroz e Coordenado pelo inspetor Nipônico Bezerra.
 "Todo esse trabalho foi feito pelos policiais civis com muita força de vontade, pois estamos há mais de um ano estamos sem receber diárias da Polícia Civil, sendo essa ajuda de custo essencial para o desenvolvimento das investigações, mas nem por isso estamos fazendo corpo mole, entretanto, se pudéssemos contar com o apoio da cúpula da Polícia Civil, os trabalhos iriam fluir e mais pessoas envolvidas na criminalidade iriam parar atrás das grades", finalizou o inspetor Bezerra.

Uma pessoa morre e três ficam feridas em acidente



Os veículos ficaram parcialmente destruídos com a colisão. Segundo testemunhas, um dos condutores teria avançado a preferencial
FOTO: RICHARD LOPES
Image-0-Artigo-1595215-1Icó. Um acidente entre dois veículos, no Km 45 da CE-282, na noite do último domingo (20), no município de Icó, deixou um morto e três feridos. Os veículos ficaram parcialmente destruídos com a colisão.
De acordo com a Polícia, o acidente envolveu um Fiat Uno de placas HWK-1827,guiado pelo torneiro mecânico Francisco Ferreira Dias, 69, conhecido por 'Chico Torneiro'; e um veículo Fiat Pálio, de placas NNE-5205, conduzido por Nascélio Porfírio Duarte, 32.
Testemunhas relataram que o motorista do Fiat Uno teria avançado a preferencial ocasionando o sinistro. O torneiro mecânico morreu na hora.
Já o condutor do Pálio Nascélio, juntamente com o irmão Damião e a namorada Ana Shirley da Silva Pereira,32, ficaram feridos. Nascélio e Damião foram encaminhados para o Hospital Regional de Icó e, posteriormente levados para o Hospital Regional de Iguatu, com ferimentos graves. Ana Shirley permaneceu hospitalizada em Icó.
Paraíba
Conforme ainda a Polícia, os ocupantes do Palio vinham de Souza, na Paraíba, com destino à Iguatu. 'Chico Torneiro' seguia da casa de uma irmã dele, na localidade de Posto Agrícola para Icó, quando ocorreu o acidente. Os veículos ficaram parcialmente destruídos.
Policiais civis e militares estiveram no local. Agentes de trânsito controlaram o tráfego de veículos, enquanto peritos da Coordenadoria de Criminalística (CC), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realizavam os levantamentos para determinar as causas do acidente. O laudo da Pefoce deverá ser divulgado em até 30 dias.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

42 homicídios na Semana Santa



Na sexta-feira (18), Michael da Silva, 22, foi baleado e morto por um desconhecido após assaltar passageiros de um ônibus no Planalto Pici
FOTO: ALEX COSTA
Image-0-Artigo-1595276-1 Quarenta e duas pessoas foram assassinadas no Ceará durante o feriadão da Semana Santa, no período compreendido entre as 18 horas da última quinta-feira (17) e o fim da noite do último domingo. Foram 31 mortes na Grande Fortaleza (Capital e Interior) e 11 no interior do Estado.
Os dados foram obtidos em locais de crimes e na página da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), na internet, mas não representam o balanço oficial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que só deve divulgar o resultado da Operação Semana Santa durante o dia de hoje.
O número representa uma redução de 25% em comparação com igual período do ano passado, quando houve 56 mortes, sendo 32 homicídios em Fortaleza e região metropolitana e 24 no Interior. O número também é inferior ao registrado no Carnaval, quando 71 pessoas morreram durante os dias de folia no Estado.
Neste ano, em Fortaleza, o bairro que registrou mais homicídios foi o Jangurussu, com sete registros, seguido do Bom Jardim, Planalto Ayrton Senna (Pantanal), Granja Lisboa e Antônio Bezerra com dois casos cada. As demais mortes ocorreram nos bairros Bela Vista, Pirambu, Vicente Pinzón, Granja Portugal, Serrinha, Barroso, Edson Queiroz, Cidade 2000, Álvaro Weyne, Quintino Cunha, José Walter e Tancredo Neves.
Já na RMF foram duas mortes em Maracanaú, uma em Horizonte e outra em Itaitinga. No Interior do Estado, o município de Juazeiro do Norte anotou quatro assassinatos. Os outros crimes ocorreram em Aracati, Barbalha, Beberibe, Caririaçu, Itatira, Paraipaba e Parambu.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Após assassinato família está ameaçada e acoada com criminoso em liberdade


Após crime de morte ocorrido neste mês de abril, contra a senhora Irene Cabral, ocorrido dentro da sua residência, quando ela foi atingida a golpes de faca pelo próprio companheiro e este se apresentar na Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu e ser liberado, a família da vítima sente-se ameaçada e acoada. 
Francineide Cabral irmã da vítima
 A irmã da vítima, Francineide Cabral da Silva, fez um relato e emocionante do drama que vive a família hoje, após a morte da irmã.
Dona Francisca Mira mãe da vítima
 “No dia  que estávamos enterrando minha irmã, recebemos um telefonema do réu confesso, perguntando que horas seria o enterro. Ficamos apreensivos e com medo. Moramos a poucos metros de onde ele mora e meu esposo não está mais indo trabalhar, meus filhos não estão indo   ele solto.  Justiça tem que tomar uma posição, pois estamos ameaçados e acoados, isto é enquanto ele mata e está solto, nós que não cometemos nenhum crime estamos presos”, confessou a irmã da vítima que a todo momento se emocionava quando falava do fato ocorrido.
para a escola e minha mãe que tem 65 anos e tem problemas de saúde, não podemos ficar sossegados com

Uma troca de tiros e uma tentativa de homicídio na tarde desta quarta-feira em Iguatu



No início da tarde desta quarta-feira (16), uma troca de tiros envolvendo duas pessoas que estavam em duas motocicletas, colocou em pânico moradores na entrada do Bairro Areias.
FOTO ILUSTRATIVA
 Moradores das proximidades aonde aconteceu os disparos, informaram que ouviram vários disparos de arma de fogo e acionaram a polícia, que imediatamente, mobilizou todas as viaturas e quando chegaram ao local os dois já haviam se evadido. 
Policiais do Ronda, confirmaram que duas pessoas estavam em duas motocicletas  de cores preta e vermelha, após a troca de tiros entre ambos, fugiram. Até o momento conforme informações  nenhuma pessoa deu entrada nas casas de saúde local, mostrando assim que ninguém saiu ferido, mas as viaturas fizeram uma varredura nos bairros próximos na tentativa de localizar os meliantes sem sucesso. 

Mais disparos

No final da tarde desta  quarta-feira (16), uma tentativa de homicídio aconteceu a poucos metros de onde houve troca de tiros. 
Por volta das 16h00, duas pessoas chegaram em uma motocicleta e abordaram José Romário da Silva de 23 anos, que estava em um Lava Jato que fica localizado no Posto Ceará e fizeram vários disparos e dois deles atingiram a vítima. 
Conforme informações repassadas pelo Tenente Arquênio comandante da 3ª Companhia do 5º BPCom. “o Romário estava neste Lava Jato, quando duas pessoas chegaram e efetuaram aproximadamente seis tios e ele foi atingido na região lombar e conforme seu estado de saúde, poderá ficar paraplégico”.
 Romário como é conhecido, reside na Vila Neuma, tem várias passagens pela polícia e segundo ainda informações da polícia, a vítima tem inimigos, no Bairro João Paulo II, que fica próximo e possivelmente esta tentativa tenha relação com a troca de tiros ocorrida bem próximo de onde aconteceu esta tentativa. A vítima foi socorrida pelos próprios policiais para a Unidade de Saúde local e devido a gravidade dos ferimentos transferida para um hospital na região do Cariri.