Em 2012, 1.592 adolescentes foram detidos no primeiro quadrimestre. Neste ano, foram
Garotos
são apreendidos pela PM todos os dias nas ruas de Fortaleza, praticando
atos infracionais de vários tipos, sendo os principais, assaltos,
furtos, agressões, assassinatos e casos mais graves, como latrocínios e
sequestros FOTO: FERNANDO RIBEIRONo ano passado, entre os meses de janeiro e abril, esse número ficou em 1.592, compreendendo ocorrências policiais na Capital, nos Municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza e também no Interior do Estado. Nesta estatística, consideram-se as prisões e apreensões em flagrante. A estatística aponta também as prisões de adultos e o quantitativo geral de detenções. Em todos os três casos houve aumento.
Adultos
Segundo os dados da SSPDS, no ano passado, 5.597 adultos foram presos, em todo o Estado, no primeiro quadrimestre. Agora, em 2013, já são 7.752 prisões, uma elevação de 38,5 por cento comparando os dois períodos. No total, em todo o Ceará, somando adultos e adolescentes, foram efetuadas entre janeiro e abril de 2013, 10.612 prisões em flagrante, enquanto em 2012 foram 7.189. Estes números mostram um aumento de detenções no Estado, da ordem de 47,6 por cento.
Para o titular da SSPDS, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, o volume de prisões e apreensões mostra, de forma clara e significativa, "a proatividade constante e crescente dos nossos policiais, todos empenhados no combate à criminalidade e violência em todo o Estado".
O secretário Bezerra chama a atenção para o número de adolescentes apreendidos nos dois períodos de 2012 e 2013 como destaque nesta estatística. "São números cada vez mais crescentes e revelam o grau de envolvimento da adolescência no crime", explica.
Aumentar
Para as autoridades, o crescimento vertiginoso no número de prisões e apreensões é reflexo não apenas do cometimento de delitos por jovens e adolescentes, mas também do intenso trabalho que a Polícia vem realizando nas ruas da Capital e do Interior, com o apoio dos setores de Inteligência, na captura de infratores logo após seus delitos.
Na semana passada, o secretário anunciou um novo pacote de medidas aprovado e já liberado pelo governador Cid Gomes para o combate ao crime em todo o Estado, com investimentos de R$ 68,9 milhões, com destaque para o aumento do efetivo policial, com a realização de novos concursos, e a ampliação do efetivo do Batalhão Raio (BPRaio).
Nenhum comentário:
Postar um comentário