terça-feira, 12 de fevereiro de 2013


Em três dias, cai total de mortes em estradas

Redução foi de 25% em relação ao ano passado, segundo prévia de carnaval divulgada pela PRF

BRASÍLIA O número de mortes nas estradas federais nos três primeiros dias do carnaval caiu 25,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. Balanço divulgado ontem pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) também mostrou queda de 15,7% no número de feridos e de 2,6% na quantidade de acidentes.
Além disso, o número de testes do bafômetro feitos entre sexta-feira e domingo já superou o realizado durante todo o carnaval do ano passado. Este é o primeiro feriado desde que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou em janeiro as mudanças feitas na Lei Seca. No ano passado, o Congresso Nacional endureceu a legislação, proibindo os motoristas de dirigirem após consumir qualquer quantidade de álcool, e permitindo o uso de imagens e provas testemunhais para atestar a embriaguez do condutor.
De sexta a domingo, a PRF registrou 1.997 acidentes nas estradas federais. Ao todo, 1.098 pessoas ficaram feridas e 97 morreram. Nos três primeiros dias do carnaval de 2012, houve 2.051 acidentes, 1.303 feridos e 130 mortos. Ainda segundo a PRF, apenas nos três primeiros dias do feriado, 42.661 motoristas passaram pelo teste do bafômetro, número 40,2% maior do que o registrado em todo o carnaval do ano passado. Em 2013, 1.055 motoristas já foram autuados, dos quais 338 foram presos.
Segundo a resolução do Contran, o motorista será autuado e multado quando o bafômetro registrar pelo menos 0,05 miligrama de álcool por litro de ar expirado (0,05 mg/l). Dirigir após beber é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 1.915. A resolução manteve os limites de concentração de álcool para caracterizar crime: 0,34 mg/l. Nesses casos, o condutor e as testemunhas devem ser encaminhados à Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário