quarta-feira, 30 de julho de 2014

Criminosos ateiam fogo em Auto Peças e veículo estacionado em Orós


No início da madrugada de hoje (29/07) criminosos atearam fogo na auto peças Raladão que fica localizada na Av. Fares Lopes nº 241, era por volta das 02:00h da manhã quando os vizinhos perceberam o incêndio e foram chamar o proprietário da loja para abri-la antes do fogo consumir tudo com a ajuda dos vizinhos e amigos o fogo foi apagado.
Abrão o proprietário inaugurou sua loja a pouco mais de um mês e desse ao Portal Orós que não sabe o porquê dessa maldade tão grande: “Não tenho nenhum inimigo”.
Em seguida os criminosos atearam fogo em um carro que estava estacionado em frente a uma oficina na Av. Fares Lopes também no mesmo horário.

Ex-PM alagoano foragido da justiça preso em Fortaleza



Marcelo estava foragido da Justiça alagoana e vinha sendo investigado por roubos no Ceará
Image-0-Artigo-1669029-1
ex-policial militar Marcelo Luís Barros Seixas
Delegado Jairo Façanha Pequeno citou que o preso também responde por tentativa de homicídio em 2012
O ex-policial militar Marcelo Luís Barros Seixas, 45, foi preso, em Fortaleza, após operação da Polícia Civil. O homem é foragido da justiça, acusado de cometer crimes de homicídio e roubo, nos estados de Alagoas e do Ceará. Ele foi detido na última segunda-feira (28).
O Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), sob o comando do delegado Jairo Façanha Pequeno, deu cumprimento ao mandado de prisão em aberto contra o ex-PM. De acordo com o delegado, Marcelo teria cometido um crime de homicídio no ano de 1997 na cidade de Satuba, em Alagoas, fato este que lhe rendeu o mandado de prisão.
O crime teria sido encomendado pelo então prefeito da cidade "Marcelo, que era policial, era também segurança particular do prefeito. Por motivos de comércio, o prefeito mandou o segurança executar uma mulher, que era comerciante", explicou o diretor do DPM.
Image-1-Artigo-1669029-1
Delegado Jairo Façanha Pequeno
A mulher em questão era Gisele Sublime dos Santos, então desafeta do prefeito. Além dele, segundo a Polícia, o gestor ordenou outras mortes na região, que eram executadas por policiais que, segundo o titular da DPM, formavam uma milícia. "O Marcelo era integrante deste grupo, uma milícia, com outros policiais. Eles cometiam diversos crimes. No dia da morte da Gisele, por exemplo, ele chegou a ser preso por ter realizado assaltos a um carro-forte e uma agência dos Correios", afirmou.
No Ceará
De acordo com as investigações da Polícia Civil cearense, o ex-PM agia no Ceará em crimes de roubo de cargas. Contra ele existiam dois mandados de prisão da 7ª Vara do Júri e 4ª Vara Criminal de Alagoas. Além disso, ele responde na Justiça cearense por ameaça e tentativa de homicídio contra um professor, no ano de 2012.
Jairo Pequeno informou que o ex-policial já residia em Fortaleza há 14 anos. Na residência de Marcelo, a Polícia encontrou munições de calibre 38. Ele está recolhido em uma cela da Delegacia Geral da Polícia Civil e ficará à disposição da Justiça, para ser transferido para Alagoas".



DN

Detentos buscam certificação e fazem provas



Em meio à privação de liberdade detentos do CE obtêm a chance de estudar e conquistar certificados de ensino


Internos recolhidos na Casa de Privação Provisória de Liberdade III (CPPL III), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, também fizeram a prova com o objetivo de obter a certificação

prova na prisão
Detentos e detentas do sistema penitenciário do Estado do Ceará participaram do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). Ao todo, 508 apenados fizeram provas com o objetivo de concluir o Ensino Fundamental e buscar um futuro diferente depois que atravessarem os muros de concreto das unidades prisionais do Estado.
A reportagem acompanhou a realização das provas no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, localizado na BR-116, em Aquiraz. A unidade abriga cerca de 580 mulheres em conflito com a Lei. Cherlene Sousa, 21, estava entre as detentas que realizaram o exame. Ao lado de outras 10, que haviam terminado o teste, ela comentou sobre as perspectivas do futuro. "Participo do programa ProJovem e estudo. Me inscrevi para a prova. Pretendo mudar quando sair daqui", explicou a apenada.
Faculdade
A jovem ainda não sabe qual curso deseja seguir, mas ressaltou que quer fazer faculdade. Ela foi detida em 2012 por crime de assalto, foi julgada e cumpre pena estimada em 10 anos. "Quero ter outra vida. Aqui me proporcionam estudo, alimentação e trabalho. Meu roubo foi qualificado, foi em uma loja, mas devo sair em 2015", diz Cherlene.
Em meio aos tons alegres de lilás pintados na parede da prisão, uma sala cheia de livros chama a atenção de quem passa: a biblioteca da unidade prisional. Quem cuida do espaço é a interna Daniele da Silva Cunha, de 25 anos, que cumpre pena por tráfico de drogas. Ela diz que não tinha experiência com o trabalho de bibliotecária, mas depois se interessou pelo serviço. "Quando fui julgada, ficava triste e chorando. Pedi que me dessem algum trabalho e cheguei aqui. Tomara que eu tenha oportunidade de sair trabalhando", comenta entusiasmada.
Cuidar da biblioteca foi o primeiro trabalho de Daniele, condenada a três anos e seis meses, mas já cumpriu um ano e seis meses. Indagada de que agora falta pouco tempo para sair, ela retruca: "É pouco tempo porquê não é você. Para quem vive dentro do presídio é muito tempo", ressalta a jovem.
Entre os livros mais locados na biblioteca, Daniele destaca os de romance e autoajuda e cita um escritor do tema como um dos mais procurados pelas colegas. A Secretaria de Justiça (Sejus) pretende aumentar o projeto da biblioteca para todas as unidades penais e estabelecer uma diminuição de pena. Para cada livro lido seria um dia a menos sem liberdade.
Além do presídio feminino, as provas do Encceja foram realizadas em outras unidades prisionais do Estado como a Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL III), em Itaitinga. Na CPPL III a reportagem não pôde conversar com os detentos devido às normas do Ministério da Educação (MEC) e por questões de segurança impostas pela Secretaria de Justiça.
Dois lados
Um lado pintado e colorido e com salas de aulas. Muitas frases bíblicas e de autoajuda. Outro lado, não aberto para entrada da imprensa, mostrava celas mais escuras e cheias de detentos que chamavam a atenção da equipe de reportagem e pediam para serem filmados.
Segundo o assessor Educacional da Sejus, Rodrigo Moraes, o exame é uma grande oportunidade para garantir o direito da pessoa privada de liberdade. "Para que ele possa ser certificado e para nós avaliarmos o nível de aprendizado tanto dos internos como dos alunos do Sistema Penitenciário".
O diretor da CPPL III, Marcos Karbage, informa que na penitenciária funciona uma escola. Ele destaca projetos de tapeçaria, fábrica de bola e enfeites, que ocorrem em dias alternados. "Na medida em que vão surgindo os projetos, a diretoria os agrega aos 1.360 internos", acrescenta.
Jovens prestam exame
Os adolescentes internos nos Centros Educacionais de Fortaleza também tiveram uma chance de concluir o Ensino Fundamental através da aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) destinado a pessoas privadas de liberdade.
No Ceará, 345 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas prestaram o exame durante a manhã e a tarde de ontem, segundo a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).
O Estado possui 11 Centros, dos quais oito são em Fortaleza. De acordo com a STDS, cerca de um terço dos internos, somadas todas as unidades, participaram da aplicação das provas.
A diretora em exercício do Centro Educacional Patativa do Assaré (Cepa), Magna Maria Rebouças, coordenou os trabalhos do Encceja executados no Centro que está dirigindo.
Tranquilidade
Magna enfatizou que a aplicação das provas ocorreu tranquilamente. "Aqui no Cepa foram utilizadas cinco salas para que 63 adolescentes participassem do exame. Ocorreu tudo com muita tranquilidade, foi bastante satisfatório", disse. Contente com o que chamou de "incentivo para a ressocialização", Magna destacou a importância para os jovens de conquistarem o diploma do primeiro grau.
"O objetivo é ressocializá-los, incentivá-los a quando retornarem para a sociedade, continuarem os estudos, incentivando a leitura. É muito bom ter estas provas para este incentivo".
Para Magna, a sociedade deve focar um novo olhar sobre os jovens. "Esta é uma experiência positiva. Acredito muito neste trabalho", ponderou.

DN

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Policial Militar e dupla são presos por extorsão




Delegados da Controladoria Geral de Disciplina, João Martins, Luciana Costa e Martan Andrade deram detalhes sobre as prisões

Image-0-Artigo-1665923-1 Um policial militar e mais dois suspeitos foram presos na manhã de ontem no bairro Moura Brasil por crime de extorsão contra uma mulher. O flagrante foi feito por agentes da Controladoria Geral de Disciplina (CGD).
Todo o procedimento foi apurado pela delegada Luciana Costa Vale, e pelos delegados Nartam Andrade e João Martins Montenegro. As informações são da Redação Web do Diário do Nordeste.
O policial militar Antônio Euvaldo Ferreira Nunes, 45, estava em um veículo Fox com José Wesley Tavares do Nascimento, 24, e José Abdom Gonçalves Filho. Segundo a Polícia, eles abordaram uma mulher, na Rua Senador Jaguaribe, próximo à Praça da Estação, exigindo a quantia de R$ 10 mil para, segundo a vítima, não realizar um flagrante de porte ilegal de arma. O trio teria ligado para familiares e ido até a residência da mulher.
Denúncia
A Delegacia de Assuntos Internos da CGD, após uma denúncia, chegou aos suspeitos cerca de três horas depois do início da abordagem. Eles receberam voz de prisão e foram levados à CGD.
Durante depoimento, o policial negou que tivesse participação no crime. Dentro do veículo foram encontradas três armas, além de duas carteiras oficiais da Polícia e 27 papelotes de crack.

DN

Já somam 39 bancos atacados no Ceará este ano



Esta foi a segunda ação registrada, neste ano, no município. O primeiro caso ocorreu no dia 25 de janeiro



ataque à agencia
Com o impacto da explosão, partes do prédio onde funciona o posto bancário foram destruídas. Os acusados fugiram em um veículo

Dois homens armados explodiram um caixa eletrônico na cidade de Guaramiranga, a 102 quilômetros de Fortaleza, no Maciço de Baturité. O crime ocorreu por volta das 2 horas da madrugada de ontem. Com esse sobe para 39 o número de ataques a estabelecimentos bancários no Estado neste ano
Testemunhas informaram à Polícia que os suspeitos utilizaram um veículo Punto na fuga. De acordo com informações do titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Raphael Vilarinho, eles atearam fogo e abandonaram o veículo na estrada. O delegado foi até Guaramiranga e realizou os primeiros levantamentos acerca do caso.
Ele informou que o grupo realizou duas tentativas de explosão. Na primeira tentativa, não obteve êxito. Já na segunda, a dupla conseguiu explodir o único caixa eletrônico da agência.
O titular da DRF acredita que, apesar das testemunhas presenciarem apenas dois homens na ação criminosa, outros suspeitos estão envolvidos no crime, inclusive oferecendo apoio na fuga.
Em relação à primeira tentativa de explosão ter falhado, o delegado ressalta que pode ser relacionada à inexperiência da quadrilha no manuseio de artefatos explosivos. A Polícia Militar também foi ao local e realizou buscas, mas ninguém foi preso. Foi possível identificar apenas a cor do veículo, que era cinza, mas os números da placa não foram visualizados, devido o estado em que ficou o carro após ser queimado pelos assaltantes.
Os PMs receberam a informação de que uma pessoa teria sido feita refém durante a fuga, mas a equipe da Polícia Civil que realizou os primeiros levantamentos, ainda durante a madrugada, não confirmou o rapto. Vilarinho informou que a Polícia Civil já possui uma linha de investigação, mas disse não ser possível a divulgação dos detalhes para não atrapalhar na apuração.
39º caso
Esse foi o 39º ataque a banco no Ceará em 2014. O último caso ocorreu no dia 13 de julho, quando duas agências bancárias foram invadidas no município de Pedra Branca, a 261 quilômetros de Fortaleza.
A quadrilha que agiu na cidade de Pedra Branca, como na ação cometida em Guaramiranga, teve problemas para concluir a ação criminosa.
Eles quebraram a porta de vidro do banco e o alarme de segurança do prédio disparou. O grupo ainda tentou explodir o caixa, mas não conseguiu.
Em seguida, o grupo se deslocou até o Banco Bradesco, cerca de 500 metros de distância da agência anterior. Foi quando houve a invasão.
Os assaltantes não conseguiram retirar o dinheiro do caixa antes de detonar os explosivos.
Alvo
O município de Guaramiranga já foi alvo de ataques a bancos em janeiro deste ano. Na ocasião, um caixa eletrônico do Banco Bradesco foi explodido.
O crime aconteceu na madrugada do dia 25 de janeiro. Um grupo formado por cerca de 12 pessoas instalou os explosivos e os detonou. Os assaltantes utilizaram armas de grosso calibre para intimidar as testemunhas. Na fuga, incendiaram um carro.

DN

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Testemunhas de triplo homicídio em abrigo de Juazeiro do Norte transferidas


Os adolescentes que presenciaram as execuções no Centro Socioeducativo foram levados à Fortaleza


Bandidos armados de pistola invadiram a unidade em Juazeiro do Norte e executaram os três adolescentes que eram acusados de matarem um comerciante, pai de três policiais militares, durante um assalto na Cidade

excução de adolescentes A Justiça determinou a transferência de nove jovens infratores da Região do Cariri que estavam internados no Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte. Cinco dos adolescentes são testemunhas de um triplo homicídio que ocorreu dentro do próprio Centro educativo no último dia 15. Eles foram transferidos para centros socioeducativos de Fortaleza.
O juiz titular da 5ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Fortaleza, Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves, disse que o Centro Socioeducativo de Juazeiro do Norte sofreu uma "espécie de interdição que deve durar cerca de 30 dias". Segundo Clístenes Façanha, durante esse período, conforme decisão do magistrado da Comarca de Juazeiro do Norte, nenhum adolescente infrator poderá ser levado ao abrigo e os que já estão apreendidos também devem ser transferidos.
Oito dias após as execuções que ocorreram dentro da Instituição, o juiz de Juazeiro do Norte entendeu que os cinco jovens que foram testemunhas do caso deveriam ser encaminhados imediatamente para Fortaleza. Os jovens foram ouvidos ainda em Juazeiro e serão distribuídos entre as unidades. Mais 16 adolescentes infratores aguardam transferência para Fortaleza.
Escolta
"Recebemos cinco que deram depoimento a respeito do fato. Eles foram fortemente escoltados. Mas a informação é de que vão vir todos. O juiz acredita que seriam as pessoas que, em tese, correriam mais risco que os outros. Porém estamos superlotados em todos os centros e ainda vamos receber uma demanda razoável do Centro de Juazeiro do Norte, que atende também outros municípios do Cariri", ressalta Clístenes Façanha.
O Juízo da Comarca de Juazeiro do Norte aceitou o pedido do Ministério Público. "Representante do Ministério Público pede providências administrativas. O juiz determina de imediato a transferência de cinco adolescentes para a comarca de Fortaleza. O juiz se abstém de determinar a internação de qualquer outro adolescente pelo prazo de 30 dias e acata todos os pedidos do Ministério Público", diz trecho do documento enviado para a 5ª Vara da Infância.
Os outros quatro jovens que chegaram em Fortaleza não são testemunhas do triplo homicídio, mas foram apreendidos após a decisão do juiz de Juazeiro, então o promotor pediu que fossem encaminhados à Capital cearense.
Quanto à segurança das testemunhas do triplo homicídio nos centros de Fortaleza, o juiz acredita que não existirão problemas quanto a isso. "A estrutura dos centros existentes em Fortaleza é maior do que em Juazeiro do Norte. As informações sobre os locais que eles vão ficar é sigilosa e considero que eles estão mais seguros aqui", explicou o juiz.
Execuções
Leone Caetano Ferreira,17, Jeferson de Sousa Ferreira, 17, e Jonas de Sousa Ferreira, 16, identificados como autores de um latrocínio (roubo seguido de morte) que vitimou o pai de três policiais militares, foram mortos dentro do banheiro do Centro Socioeducativo de Juazeiro do Norte. Bandidos armados de pistola invadiram a unidade e executaram os três. Um dia depois do triplo homicídio, os PMs filhos da vítima do latrocínio negaram participação no caso.

DN

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Polícia frustra plano para resgatar homicída



A ação criminosa seria posta em prática quando o réu fosse ao Fórum Clóvis Beviláqua prestar depoimento


Márcio Gledson Dias da Silva, o 'Márcio do Gueto', foi preso em julho do ano passado por uma patrulha do BPRaio

Image-0-Artigo-1662520-1 Bandidos integrantes da quadrilha de Márcio Gledson Dias da Silva, o 'Márcio do Gueto', acusado de homicídios e tráfico de drogas, na Barra do Ceará, planejaram resgatá-lo das mãos da escolta policial. O plano criminoso seria realizado quando o réu fosse levado para prestar depoimento no Fórum Clóvis Beviláqua. A ação foi frustrada devido à informação ter sido interceptada pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar. De posse da informação sobre o resgate, a ida de 'Márcio do Gueto' ao Fórum foi cancelada pelas autoridades responsáveis pela segurança no local.
A notícia sobre o plano do resgate consta na sentença de pronúncia do réu, que deverá ser julgado nos próximo dias pelo 4º Tribunal do Júri da Comarca de Fortaleza pelo duplo homicídio que vitimou o soldado PM Francisco Evandro Pinto Rodrigues e o amigo do militar Cleiton Ribeiro da Silva. Ele é apontado como o mandante das duas mortes.
Pedido
A ausência do réu no depoimento foi objeto de argumentação da defesa sobre possível nulidade processual. O pedido foi rejeitado pelo Juízo da 4ª Vara do Júri. Consta no documento que, após os depoimentos das testemunhas de defesa e o interrogatório do acusado Leandro Dutra da Cunha, o major PM Sousa Júnior, responsável pela Segurança e Assistência Militar do Fórum Clóvis Beviláqua, comunicou que o acusado Márcio Gledson Dias da Silva não seria apresentado ao Fórum, tendo em vista informações do serviço de inteligência da Polícia Militar do Ceará de que haveria uma tentativa de resgate do réu.
De acordo ainda com a decisão, ao obter a informação no não comparecimento de Márcio, a defesa dele tentou evitar a continuação da audiência. A magistrada que a presidia a sessão negou o pedido de paralisação "por entender que a não apresentação do acusado deveu-se a questões de segurança da coletividade". Após a negativa, conforme os autos, não houve nenhum pronunciamento pela defesa de 'Márcio do Gueto'.
O Juízo da 4ª Vara do Júri decidiu que, "após analisar o que aconteceu na mencionada audiência concluiu-se que o princípio do interesse público se sobrepõe aos demais. Verifica-se, ainda, que a arguição de violação ao princípio de devido processo legal não se sustenta, tanto por se encontrar preclusa (haja vista que da decisão que determinou a continuação da audiência não houve qualquer impugnação pela defesa dos acusados) como, no início da mencionada audiência, a defesa não se incomodou em absoluto que os depoimentos fossem prestados sem a presença do referido réu, só atacando o procedimento posteriormente". O requerimento da defesa foi rejeitado pelo magistrado.
Júri
'Márcio do Gueto' e os comparsas José Flávio Rodrigues Pereira, Maycon Silva do Nascimento, Leandro Dutra da Cunha e Michael Jackson Vieira de Oliveira serão julgados pelo duplo homicídio qualificado (motivo torpe e à traição ou emboscada) e pela tentativa de homicídio de Claudemir Ribeiro dos Santos, o 'Claudio Pit Bull', irmão de Cleiton. Seis meses depois, 'Pit Bull' foi morto no Parque São José.
Ele também é investigado pela Polícia Civil por crimes de tráfico de drogas e outros homicídios na Grande Barra do Ceará.

FONTE: Diário do Nordeste

Assaltantes em fuga abandonam veículo usado em assalto a Camisaria Ferreira em Cedro



 Na tarde desta sexta-feira(18), por volta das
15h30min, a polícia foi informada, que no estabelecimento comercial
conhecido como A CAMISARIA FERREIRA, localizado na Rua Valder Viana,
152 ­ Centro, na cidade de Cedro, estaria ocorrendo um assalto, onde 03
(três) homens, vestidos com jaquetas escuras, e com os rostos
cobertos com capacetes, todos armados de pistolas, renderam a pessoa
de JOSÉ FERREIRA LIMA, 71 anos, proprietário
do estabelecimento e uma funcionária de nome JAQUELINE, e anunciaram o
assalto. A polícia se deslocou
até o local, sendo que os três homens ainda se encontravam na loja, que
ao saírem para empreender fuga, se depararam com o policiamento que
estava do lado de fora e fizeram o dono do estabelecimento acima
qualificado e a funcionária, como reféns, e que ainda efetuaram por
volta de 10 (dez) disparos, contra a composição que revidou, chegando
a atingir um carro FORD/FIESTA, COR PRATA, ANO 2010, PLACA NQW­8170,
que pertence ao dono da loja, e estava estacionado próximo ao
estabelecimento. Após a troca de tiros, os três elementos
empreenderam fuga numa moto HONDA/BROS 150, COR VERDE, PLACA OSE 7296
– PEREIRO/CE, ANO 2013, e outra, HONDA/ BROS, em direção ao Distrito
de Arrojado, no município de Lavras da Mangabeira/CE, e que na fuga
caíram da HONDA/ BRO de COR VERDE, não tendo mais condições de
transportá-­los, sendo abandonada no meio da estrada, encontrada logo
após pela VTR­CP 10063 do Destacamento de Lavras da Mangabeira/CE,
composta pelos Policias Militares: SGT. PM 9.916 ­ XAVIER, CB. PM
15.935 ­ POLICARPIO, SD. PM 23.742 ­ CALIXTO e o SD. PM 27734 – CÉLIO,
nas proximidades do Sitio de Maria Gomes, zona rural do município de
Cedro/CE; Onde há poucos metros tomaram de assalto outra moto, uma
YAMAHA/ YBR, COR VERDE, ANO 2007/ 2007, PLACA HXT 9403 – CEDRO/CE, de
propriedade do Sr. FRANCISCO BEZERRA DA SILVA, 50 anos, prosseguindo em sua fuga, aonde novamente vieram a abandonar
a moto acima descrita tomando rumo ignorado. As diligências foram
realizadas com o apoio das VTR’s das cidades de Várzea Alegre,
Ipaumirim e de Lavras da Mangabeira, sendo que ate o presente momento
não obtivemos êxito na captura e/ ou identificação dos autores deste
delito; Que segundo levantamento do proprietário do estabelecimento,
os elementos subtraíram uma quantia aproximada de R$ 1.000,00 (Hum mil
reais) em espécie, uma quantidade não informada de relógios que
estavam nas vitrines da loja; As motos HONDAS/ BROS e a YAMAHA/YBR
foram recuperadas, sendo que a YAMAHA/YBR encontra-­se no pátio da
Delegacia de Cedro/CE e a HONDA/ BRÓS no pátio da Delegacia de Lavras
da Mangabeira/CE, e que serão encaminhadas aos Delegados de Policia
Civil de ambas as cidades, para que sejam tomadas a providências
cabíveis.

Novos desvios de dinheiro público são investigados em Jucás




O Ministério Público da Comarca de Jucás requisitou a Polícia Civil à instauração de inquéritos policiais para apurar supostos desvios de dinheiro público repassados pelo Governo do Ceará aos cofres do Município de Jucás, nos mandatos dos ex-prefeitos Gabriel de Mesquita Facundo e José Helânio de Oliveira Facundo, respectivamente, nos quadriênios de 2005/2008 e 2009/2012, neste ultimo, quando o ex-prefeito Helânio Facundo indicou o médico ortopedista Clodoaldo Duarte e este perdeu as eleições para o atual prefeito, Raimundo Luna Neto.
Segundo as denuncias do Promotor de Justiça, os ex-gestores Gabriel Facundo e Helânio Facundo, os quais são parentes (sobrinho e tio), nos anos de 2005 e 2006, promoveram os desvios das quantias repassadas pelo Governo do Estado para a Construção de Casas Populares para famílias carentes daquela cidade, e a Reforma do Matadouro Público do município.
Os valores somam R$ 72.000,00 reais, sendo R$ 62.000,00 a primeira parcela para o início das obras das Casas Habitacionais e R$ 10.000,00 reais para a reforma do Matadouro Público.
Essa não é a primeira vez que esses ex-gestores são acusados de desvio de dinheiro, pois já tramitam no Poder Judiciário de Jucás, dois processos criminais por desvio de recursos do Sistema de Abastecimento de Água da Vila Mel e de uma Quadra Poliesportiva na Vila São Pedro em Jucás, que nunca foram feitas, gerando um grande prejuízo para essas comunidades.

sábado, 19 de julho de 2014

Presos tentam fugir utilizando escada humana


Oito presidiários tentaram utilizar um exercício coletivo geralmente utilizado como acrobacia nos circos para fugirem da cadeia pública de Pera Branca, no Sertão Central. Segundo a Polícia a tentativa de fuga em massa ocorreu nesta quarta-feira, 16, logo após o término do banho de sol. Um policial militar que se encontrava na sentinela da unidade prisional conseguiu evitar a fuga efetuando um disparo de pistola. Quando ouviram o tiro, efetuado para o alto, os detentos Antonio Arnaldo Pereira Paulo, Erinaldo Mota do Nascimento, Francisco de Assis Pereira da Silva, Francisco Walter Paiva, Sebastião Gomes Coutinho Neto, Antonio Werbis da Silva Nascimento, Francisco Antonio Alves Feitosa e Jonathan Leitão da Silva se assustaram e correram para suas celas. Nenhum deles assumiu ser o mentor do plano de fuga.

Aposentado preso e com ele várias armas e munições foram apreendidas

 
 A expressão “armado até os dentes” poderia ser usado muito bem com o aposentado Antônio Garcia de Sá de 73 anos, após denuncia anônima os Policiais da Civil de Penaforte e Brejo Santo/CE realizaram na tarde desta quinta-feira (17), a operação em que perdeu o aposentado o Sr. Antônio de 73 anos, residente na Rua Manoel Leobino 209 em Jati-CE. Com o aposentado foram encontradas várias arma de fogo, tipo carabina e Revolver 38, além de uma grande quantidade de munições, além de várias armas brancas tipo Peixeira e até um punhal, arma muito perigosa devido à mesma cortar pelos dois lados. Em depoimento na delegacia de policia civil de Penaforte o aposentado falou que mantinha essas armas para sua defesa, haja vista que no passado ele teve algumas desavenças com pessoas da mesma cidade. A operação foi comandada pela Drª. Valesca Basílio Feijó delegada de Penaforte a operação contou com 07 agentes da policia civil.

Drogas e celular são achados em orelhão




O diretor da cadeia pública de Quixadá apreendeu cerca de 400 gramas de maconha, um telefone celular e um carregador num pacote deixado no telefone público, instalado em frente à cadeia.

Discussão em família resulta em atentado a golpe de foice


 Uma discussão em família motivada por questões banais, resultou num atentado a golpe de foice por volta das 19h30min desta quinta-feira nas Casas Populares, 18 em Santana do Cariri. O agricultor Valdeci Inácio da Silva, de 61 anos, apelidado por “Tim Maia” agrediu com uma foice o seu filho e também agricultor, Valmir Inácio da Silva, de 19 anos. A vítima foi lesionada no pulso esquerdo, sendo socorrida por parentes ao hospital local e transferida ao São Francisco de Crato devido a gravidade da lesão que rompeu tecidos e tendões do pulso. O acusado foi preso em sua casa com sintomas de embriagues, sendo que a foice igualmente foi recolhida pelo Subtenente Neto, Cabo Mota e os Soldados Heyder e Nascimento. MARIA DA PENHA – Outros casos de conflitos familiares foram registrados em Aurora e Juazeiro do Norte. Na Vila Mororó (Bairro São Benedito) em Aurora, uma aposentada de 67 anos foi agredida por seu filho Francisco Ribeiro Rodrigues, de 33 anos, apelidado por “Chico Beira Dágua, que foi preso. Pouco tempo depois, porém na Avenida Castelo Branco (Novo Juazeiro) em Juazeiro, uma mulher de 50 anos acusou o seu ex-companheiro, Manuel Pedro Filho, de 58 anos, de descumprir medida judicial protetiva se aproximando da mesma. Ele foi levado à delegacia.

Assaltantes agridem, assaltam e trocam tiros com a polícia em Cedro



A cidade de Cedro, viveu na tarde desta sexta-feira (18), momentos de pânico no centro comercial, quando três homens armados assaltaram  a loja Camisaria Ferreira.
Imediatamente as ruas próximas ficaram tomadas de populares e curiosos, tentando entender o que teria acontecido. Conforme testemunhas, os assaltantes estavam em duas motos, uma preta 150, e uma Bros Amarela. As placas não foram anotadas. Os bandidos usavam capacetes e mostraram-se nervosos e agressivos.
Informações de populares é que houve agressão ao proprietário da loja, José Ferreira, ex-presidente da CDL de Cedro, com pancadas no rosto e na cabeça e a uma funcionária. Levaram dinheiro e relógios, mas a quantia não foi informada.
Os policiais foram acionados para o local e houve troca de tiros, colocando em pânico a população da pequena cidade e vizinhos. O veículo do comerciante e proprietário da Camisaria Ferreira, foi atingido com vários disparos. Os assaltantes, segundo informações dos policiais  fugiram, seguindo por uma estrada carroçavel  que dá acesso ao distrio de Arrojado em Lavras da Mangabeira e lá tomaram outra moto de assalto.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Posto de combustível do Cascudo mais uma vez assaltado



Dois homens armados com pistolas assaltaram o posto de combustível Menino Jesus na localidade Cascudo em Orós. Ao chegarem ao local, eles anunciaram o assalto rendendo os frentistas.

Levaram R$ 3 mil reais aproximadamente além de um smartphone que pertencia ao frentista Alberto Marques Amorim, de 38 anos. A ação terminou com a dupla ordenando que os frentistas deitassem para empreender fuga.

A Polícia local tomou depoimentos dos frentistas para poder realizar diligências e para a captura dos assaltantes. Uma das informações prestadas foi de que parte da placa da moto que eles usaram tinha os algarismos 88 e mais nenhuma característica do veículo.