segunda-feira, 31 de março de 2014

Em dois anos 13 mil armas apreendidas no Ceará



O índice de armas que foram retiradas das ruas pela Polícia aumenta a cada ano. Até fevereiro de 2014, foram 1.079


O delegado Nélson Júnior declarou que a PF continuará combatendo o contrabando
pf FOTO: LUCAS MOURA
O coronel PM Lauro Prado, disse que vai insistir nas operações de apreensões
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Durante os fins de semana,a equipe de traumas chega a atender 30 baleados no IJF
FOTO: RODRIGO CARVALHO (10/12/2010)
O número de homicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e assaltos vem influenciando o comportamento dos moradores de Fortaleza e do interior do Estado. Muitos são os relatos de pessoas de vítimas de criminosos, que portavam armas de fogo. O medo não é gratuito, já que somente neste ano, até o último dia 21, 1.122 pessoas haviam sido executadas no Ceará. Em contrapartida a este número, 13.203 mil armas foram apreendidas de 2012 até fevereiro de 2014, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
O índice de apreensões dos objetos de delitos tem aumentado a cada ano. A Polícia Militar informou que vem fazendo um trabalho constante de combate ao porte ilegal. Somente em janeiro e fevereiro deste ano, 1.079 armas de fogo, de modelos e calibres variados, foram retirados das mãos de criminosos que agiam no Estado.

prado
ijf Em 2013, foram 6.124 apreensões; o mês campeão foi novembro, com a retenção de 573 armas. No ano de 2012, foram 6.000 apreensões; o mês em que aconteceram mais apreensões foi o de agosto, com 579 registros. De 2012 até agora, o mês em que se reteve menos armamentos foi março de 2012, e mesmo assim, 410 objetos desta natureza acabaram sento tomados dos criminosos, pela Polícia. O revólver, calibre 38, de fabricação brasileira, é o mais apreendida pela PM do Ceará, conforme dados da Instituição.
A ideia proposta pelo Estatuto do Desarmamento, que entrou em vigor com as devidas edições em outubro de 2005, é que a fabricação e comercialização de armas fossem proibidas no País. No entanto, a proposta foi submetida a um plebiscito e a população decidiu que ambas deveriam ser permitidas.
Portanto, a venda de armas no Brasil é legal. Porém, de acordo com o delegado federal, Nelson Teles Júnior, titular da Delegacia de Repressão ao Tráfico de Armas (Delearm), para que a venda seja efetuada é necessário que o pretenso comprador passe por um trâmite que exige, entre outras coisas, testes psico-técnicos e de habilidade de manuseio de armas.
"A loja de armas deve ser cadastrada pelo Exército Brasileiro para que faça a venda regular. A arma vendida terá um registro, que ficará ligado ao nome da pessoa para quem ela foi repassada, para que ela se responsabilize por qualquer coisa que envolva este armamento".
Além do alto número de armas clandestinas apreendidas, as pessoas flagradas portando o objeto, geralmente, não têm autorização para isto. Conforme Nélson Júnior, o porte que é concedido pela Polícia Federal, é autorizado simplesmente em situações em que o requerente corra riscos iminentes de vida. Aqui no Ceará são somente 143 portes de arma concedidos para civis, nos casos que a Polícia denomina de 'defesa pessoal'.
"O porte só é concedido para civis, se a pessoa comprovar que está sofrendo ameaças de morte, ou se desempenhar alguma atividade de risco. As exigências são grandes porque, a princípio, a arma não é feita para ninguém se defender, ela é feita para matar", declarou.
Conforme dados da Polícia Federal, só serão autorizadas a portar armas, pessoas que não tenham antecedentes criminais, não respondam a nenhum procedimento judicial e comprovem que desempenham alguma atividade lícita.
Os portes para policiais militares, civis e federais, juízes, promotores, auditores fiscais e oficias do Exército são institucionais. Não passam pelo crivo da Polícia Federal e não estão inclusos nos portes de defesa pessoal.
Posse e porte
Há ainda as situações em que você pode ter uma arma em casa, mas não pode transportá-la, sem aviso prévio à Polícia Federal, que deverá expedir uma Guia de Trânsito. "Para que se porte uma arma na rua, muitas coisas precisam ser levadas em conta. É algo sério você ter ao alcance das mãos um objeto que pode tirar a vida de alguém", disse Nélson Júnior.
O titular da Delarm lembrou que o número de pessoas que estão indo deixar voluntariamente suas armas na PF está diminuindo. "Quando a campanha foi lançada, foram muitas armas entregues. Agora tem diminuído cada vez mais".
Monitoramento
O que ocorre com os criminosos, que banalizaram o uso das armas, é bem distante do que deveria acontecer de fato. As armas ilegais, com numeração raspada, por exemplo, não tem como serem monitoradas pela Polícia. Para que elas saiam das ruas devem ser apreendidas.
"Geralmente, as armas apreendidas pela PM são entregues na delegacia, depois são enviadas à Justiça, que por fim, envia ao Exército para destruição. Salvo o caso em que estas foram roubadas e o dono foi encontrado, devem ser destruídas", disse o delegado.
O coronel Lauro Carlos de Araújo Prado, comandante da PM do Ceará, afirmou que o trabalho da Corporação tem sido forte para retirar das ruas o maior número possível de armas. "As apreensões estão aumentando e vão crescer ainda mais. Temos combatido com muita força a entrada de armas e drogas no Estado. Vamos insistir nisso enquanto for necessário".
O coronel Lauro Prado informou que as áreas em que foram registrados maiores índices de crimes com uso de arma de fogo estão sendo mapeadas, para que a Polícia Militar faça um trabalho intensivo, de forma específica. Segundo ele, os bairros que estão em pior situação nesse quesito não serão divulgados para que não fiquem estigmatizados.
"Estamos agindo de forma conjunta com a Polícia Civil, em todas as Áreas Integradas de Segurança (AISs). Demarcamos os locais mais problemáticos com um 'cinturão' da cor vermelha. Ao longo deste 'cinturão' estamos realizando constantes operações de saturação, trabalhos de abordagens a pessoas em atitudes suspeitas e blitze", disse.
Contrabando e roubo de armas alimenta criminosos
Tanto o comandante da PM, coronel Lauro Carlos de Araújo Prado, quanto o titular da Delegacia de Repressão ao Tráfico de Armas (Delearm), o delegado federal Nélson Teles Júnior, acreditam que grande parte das armas usadas em crimes como homicídios e assaltos são provenientes de roubos à pessoas que era legalmente autorizadas a portar o objeto e de contrabando.
Para Lauro Prado, manter uma arma em casa não é uma garantia de que o indivíduo estará seguro, ao contrário, ela pode representar um risco a mais. "O cidadão guarda uma arma em casa buscando se proteger, mas pode acabar armando um bandido. A Polícia não age nos fatos, age nas consequências. Então, nossa função é coibir a comercialização e o tráfico destas armas que eles conseguiram de forma clandestina. O nosso trabalho ostensivo consiste nisso".
Preocupação especial
O comandante da PM disse, ainda, que as apreensões de armas de fogo são uma preocupação especial da Corporação. "A arma é quase sempre o principal objeto de um delito. Temos muitas ações voltadas para isto e todos os nossos batalhões estão fazendo um trabalho satisfatório. O Ronda do Quarteirão, que tem mais viaturas, e o BPRaio tem ações específicas, fazem muitas retenções de armas".
O coronel declarou que as instruções aos PMs têm sido constantes para que estas armas que possam ter sido desencaminhadas sejam encontradas e retiradas das ruas. "É preciso apreender. Não importa de onde elas tenham vindo. Se estiverem em mãos de bandidos, é claro que eles irão delinquir. É grande a necessidade deste trabalho ostensivo feito pela PM. Quanto mais abordagens de sucesso forem realizadas mais crimes, como roubos e homicídios, serão evitados", disse Prado.
Contrabando
De acordo com o delegado Nelson Júnior, a maior parte destas armas que estão nas mãos dos criminosos foram conseguidas de forma legal, por outras pessoas. "Existe um controle para que se consiga a arma, para garantir que uma pessoa idônea seja a proprietária, mas no caso da arma ser roubada e ter a numeração de registro raspada, por exemplo, ela passa a ser clandestina", explica.
O delegado federal lembra que algumas armas estrangeiras chegam ao País de forma ilegal e conseguem ultrapassar as fronteiras. "Não temos controle de quantas destas armas ilegais podem estar aqui. No Paraguai, por exemplo, é muito fácil adquirir uma arma de fogo. Ao longo de toda a Zona de Fronteira do Brasil há facilidade para se conseguir armamentos. Nós fazemos um trabalho muito contundente no sentido de que não exista o contrabando, mas os criminosos ainda conseguem introduzir as armas no Brasil".
Nélson Júnior afirmou que quem tem tiver autorização para portar uma arma e esta for, de alguma forma extraviada, deve comunicar imediatamente o ocorrido à Polícia.

 IJF recebe 912 feridos a bala
Durante os fins de semana, a equipe de traumas chega a atender 30 baleados no IJF FOTO: RODRIGO CARVALHO (10/12/2010)
O maior hospital de traumas da Grande Fortaleza também sofre os reflexos da alta demanda de pessoas feridas por armas de fogo. O Instituto Doutor José Frota (IJF) realizou, somente neste ano, até o dia 26 de março, 912 atendimentos que geraram diversos procedimentos médicos ligados a este tipo de lesão. De maio a dezembro de 2013, foram 2.084 atendimentos; em 2012 foram 2.647.
O médico traumatologista Clodoaldo Duarte, que trabalha no IJF, disse que o número de pacientes feridos por armas de fogo tem aumentado vertiginosamente desde que ele ingressou na equipe. Segundo ele, durante os fins de semana, a equipe de traumas chega a atender 30 pessoas vítimas de tiros.
"Estamos fazendo um trabalho de aproximação com os pacientes e muito deles dizem que foram feridos no próprio bairro, por rivais. A maioria das pessoas é baleada por conta de brigas motivadas pelo tráfico de drogas", declarou Duarte.
O traumatologista disse ainda, que os pacientes ameaçados, as vezes, precisam ser transferidos da unidade. "Eu já dei alta a um paciente que foi morto na calçada do IJF. Cerca de 20 pacientes estão continuamente sob escolta de dois policiais cada, dentro do hospital. Duzentos PMs se revezam nesta função".
Clodoaldo Duarte afirmou que relatos constantes de profissionais da equipe médica dão conta de ameaças feitas pelos pacientes. "Não temos uma ala específica para criminosos feridos. Não só nós, mas os outros pacientes estão sob riscos".
Márcia Feitosa
Repórter
arte

Acusado de latrocínio preso em Iguatu



Policiais do Ronda Quarteirão Sds Janael, Medeiros e Diego realizavam o patrulhamento em sua área de atuação, quando abordaram a pessoa de Thiago do Nascimento da Silva, 28 anos, o qual guiava um veículo Pálio, cor cinza, placa HVK9221, e após consulta no sistema de bordo da viatura, os policiais verificaram um Mandado de Prisão em aberto em seu desfavor, expedido pelo Juiz da 1ª Vara da Comarca de Iguatu, em decorrência de um crime de latrocínio, praticado pelo abordado no ano de 2010, quando este matou a tiros um agricultor de 75 anos, no sítio Piripiri, município de Iguatu, para roubar a sua moto. 
O acusado foi conduzido à Delegacia Regional de Iguatu para o procedimento de praxe

sexta-feira, 28 de março de 2014

DRPC está coberta pelo mato e água acumulada pode gerar dengue



A sede provisória da Delegacia Regional de Polícia Civil em Iguatu, é uma casa rsidencial que foi alocadaque fica localizada na Avenida Roberto Costa (Avenida Perimetral) está totalmente tomada pelo mato, num descaso por parte das autoridades governamentais. 

O pátio externo do prédio onde funciona, os veículos que foram apreendidos e que ficam a disposição da justiça, estão se deteriorizando pelo tempo e também pelo mato que cobre quase que totalmente. Com o descaso, pode comprometer a saúde dos funcionários, que trabalham sem nenhuma estrutura e também as pessoas que procuram os serviços da DRPC. 

Estamos na época invernosa, e o problema da dengue se alastra por todo estado do Ceará. Mas pelo que vemos as autoridades não estão preocupadas, pois na sede provisória existe uma piscina, que acumulou água e poderá com o decorrer do tempo, ser um hospedeiro do mosquito da dengue e se alastrar para os moradores do bairro.

 Enquanto isso, a sede da nova Delegacia Regional de Polícia Civil, que está sendo construída na continuação da Avenida Cruzeiro do Sul,  ainda não tem prazo para o término.  Conforme informações, as obras tem um prazo de 150 dias para serem concluídas, mas pelo que vemos ainda tem muito o que ser feito para serem concluídas.

Nova Delegacia da Mulher em Iguatu está pronta há mais de dois meses mas não foi inaugurada


Delegacia de Defesa da Mulher de Iguatu ainda não foi inaugurada

O prédio da Delegacia de Defesa da Mulher, que fica localizado no cruzamento das Ruas Monsenhor Coelho com a Dr. João Pessoa, há mais de dois meses está pronto. Conforme informações, foi mais que o prazo previsto para a entrega, mesmo porque não foi uma construção e sim uma reforma no antigo prédio que abrigava a Delegacia Regional de Polícia Civil, mas mesmo assim temos um prédio com estrutura nos padrões modernos e que até o momento não foi inaugurado.

Parte externa da DDM está totalmente comprometida.
O cupim toma cointa das paredes da DDM
Enquanto isso, o prédio aonde funciona a Delegacia de Defesa da Mulher, está quase caindo por cima dos funcionários. Começamos pela frente do prédio que deveria passar por uma reforma no caso pelo menos uma pintura, já que a nova sede não inaugura a recepção está com o forro caindo e o problema é visível a quem procura os serviços da delegacia e houve um curto circuito na instalação elétrica e quase um incêndio seria provocado.

Banheiros sem condições de uso
 Fomos mais além e entramos no gabinete da delegada e constatamos que o cupim já tomou conta das paredes, podendo causar um prejuízo já que é no departamento de arquivos e deparamos mais adiante com o banheiro que deveria ser utilizado pela delegada, mas infelizmente sem nenhuma condição de uso, pois não tem descarga e mesmo se tivesse não tem água. 
O forro da DDM está caindo

Saímos do gabinete da delegada e entramos na sala dos escrivães e a decepção foi maior, pois encontramos um local sem nenhuma estrutura para os funcionários desenvolverem um bom trabalho, pois também o banheiro está em péssimas condições. Segundo informações de funcionários, para se utilizar o banheiro “temos que utilizar esse recipiente para colocar água e dar a descarga”, e acrescentou “pelo menos nesse banheiro temos água, mas a estrutura tai...”. 

A pergunta é: quando será inaugurada a nova Delegacia de Defesa da Mulher –DDM em Iguatu?

quinta-feira, 27 de março de 2014

Após um mês que foi assaltado comerciante é morto a tiros em Tauá


Um bárbaro assassinato foi registrado na tarde dessa quarta-feira,26,na localidade de Santana,Serra de São
FOTO ILUSTERATIVA
Domingos,Tauá.A vitima foi o comerciante e proprietário de carro de horário,Francisco Mariano,conhecido como Chico Mariano,residente na localidade de Santana.Nessa quarta-feira ele veio para Tauá fazendo o seu horário e conduzindo os seus passageiros.Quando estava na cidade recebeu a informação de que três homens suspeitos andavam rondando na localidade de Santana.
O mesmo teve o veiculo e os passageiros assaltados a exatamente um mês,no dia 26 de fevereiro.Prevendo um novo assalto foi até a Policia Militar e solicitou uma escolta .A viatura seguiu o mesmo até a localidade de Talhado,retornando para Tauá.Chico Mariano seguiu seu itinerário,deixando os seus passageiros e quando parou em uma residência,em Santana,chegaram os três elementos e efetuaram vários disparos.Os homens estavam usando apenas bonés e os três ocupavam uma moto sem placa.O médico de plantão da localidade ainda foi chamado até o local,mas constatou que o comerciante já estava morto.
Outros passageiros foram testemunhas do crime.O corpo será conduzido para o Hospital Dr. Alberto Feitosa,onde vai aguardar a chegada do rabecão da Perícia Forense de Quixeramobim.A base do Pró-Cidadania já fez o acionamento.A Policia Militar está na localidade fazendo diligências,na tentativa de localizar os acusados.

Casal leva dinheiro e arma de subtenente



Um subtenente da Polícia Militar foi vítima de uma "chegadinha" bancária na tarde de ontem, em Fortaleza. Um casal abordou o PM quando ele chegava a uma agência bancária e levou uma quantia em dinheiro e a arma do militar. As primeiras informações davam conta de que os assaltantes teriam levado R$ 52 mil, mas o valor não foi confirmado pela Polícia.
De acordo com o tenente-coronel Francisco Souto, comandante do 5º BPM, o subtenente Morais chegava ao banco Bradesco situado no cruzamento da Avenida Francisco Sá com Rua Álvaro de Alencar, no Carlito Pamplona, quando foi surpreendido pelo casal.
Os acusados tomaram a arma do PM, a chave da moto do militar e o dinheiro. Em seguida, fugiram em uma motocicleta. Alguns quarteirões depois, a mulher desceu da garupa da moto e embarcou em um automóvel. Patrulhas do Ronda do Quarteirão e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) fizeram buscas na região, mas ninguém foi preso.
Caixas
Os ladrões que invadiram o Bradesco situado no cruzamento das avenidas Santos Dumont com Barão de Studart, na tarde da última terça-feira (25) levaram todo o dinheiro da bateria de caixas eletrônicos. A informação foi confirmada, ontem, pelo titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) Raphael Vilarinho. Segundo o delegado, os bandidos tinham o segredo do cofre dos terminais de autoatendimento. A quantia levada não foi informada pela Polícia.

Preso executado a tiros na cadeia




PM Limoeiro
Homens do Comando Tático Rural e de outras patrulhas da PM realizaram buscas na unidade e encontraram a arma usada no crime

Limoeiro do Norte Um detento deixou um morto e outro ferido dentro da cadeia pública deste município. O fato ocorreu ontem, por volta das 13h20min. Lucas da Silva Rodrigues, vulgo “Neném”, 19 anos, assumiu ter assassinado com seis tiros na cabeça o detento Francisco Elisando Rocha Lima, 31,mais conhecido como “Dandim”.

Francisco Cláudio dos Santos, 41, foi lesionado com um tiro no braço. A polícia civil investiga como o detento teve acesso a arma usada no crime.
O crime aconteceu na cela 02, onde haviam 11 presos. Elisando foi morto com 6 tiros na cabeça e veio a óbito no local. A vítima, natural de Limoeiro do Norte, respondia por homicídio e também era acusado da prática de assaltos e tráfico de drogas na região. Em depoimento à Polícia, “Neném” informou ter assassinado e lesionado respectivamente as vítimas alegando que havia sido espancado pelas mesmas no interior da cadeia em dias anteriores.

Buscas

O Comando Tático Rural (Cotar), a Força Tática de Apoio (FTA) de Quixadá e a Polícia Civil, fizeram uma vistoria e localizaram a arma do crime no pátio interno da cadeia, um revolver calibre 38 com numeração raspada. Após buscas nas celas foram encontradas drogas, aparelhos celulares e ‘cossocos’.

Ataques a bancos: seis presos por tráfico e roubos



Seis suspeitos de terem envolvimento com tráfico de drogas e ataques a instituições bancárias foram presos no Estado, durante o dia de ontem, em operações distintas da Polícia Civil, na capital cearense e no município de Hidrolândia distante 252Km de Fortaleza.
Image-1-Artigo-1575980-1
Adriano Soares, o 'Vô' (esquerda) responde a 19 processos na Justiça. Já o ex-policial militar Hélio Ferreira é acusado de assaltos
fotos: divulgação
Na Capital, um homem, que segundo a Polícia teria participação em, pelo menos, dez homicídios e participava de explosões de caixas eletrônicos foi preso, na Vila Pery. Adriano Soares Menezes, o 'Vô', 32, foi encontrado por policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na casa da namorada.
Segundo a Polícia, ele já responde por outros 19 processos por crimes diversos. O delegado Márcio Gutierrez, que presidiu as investigações, disse que está provado que 'Vô' é um criminoso contumaz. "Ele percebeu que o cerco estava se fechando e estava planejando ir embora para São Paulo", afirmou Gutierrez.
O delegado disse ainda, que Adriano começou a ser investigado pelo cometimento de homicídios, mas outros crimes foram descobertos. "Ele fazia parte de uma organização criminosa perigosa, que conta com cerca de 30 pessoas. Adriano traficava armas e dava suporte aos comparsas. Ele conseguia os explosivos e arranjava um local para o bando se esconder depois de explodir caixas eletrônicos", disse o delegado Márcio Gutierrez.
Hidrolândia
Em Hidrolândia, policiais da Delegacia de Narcóticos (Denarc) e da Regional de Quixadá, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Militar, desarticularam uma quadrilha envolvida com assaltos a bancos e tráfico de drogas e armas.
Dentre os presos está o ex-policial militar Hélio Ferreira da Silva, 36, expulso da corporação há um ano. Além dele foram capturados José Lopes Ferreira, o "Gordo"; 38; Alonso Bernadino Pereira; 56; e Márcio de Farias Torres. Já Vinícius Alves da Silva foi detido em Fortaleza

quarta-feira, 26 de março de 2014

Justiça prorroga prisão de PM suspeito de homicídio



Francisco Antônio Farias
Francisco Antônio Farias, conhecido como 'Chico Virado', foi morto a tiros em fevereiro último
Francisco Antônio Farias, conhecido como 'Chico Virado', foi morto a tiros em fevereiro último
O policial militar Francisco Marcos Melo Felipe, acusado de matar Francisco Antônio Farias, conhecido como 'Chico Virado', em fevereiro deste ano, teve a prisão temporária prorrogada por mais 30 dias por decisão do juiz da 1ª Vara da Comarca de Nova Russas (a 316Km de Fortaleza). O PM, lotado na 1ª Cia do 12ºBPM (Caucaia), encontra-se recolhido, atualmente, no Presídio Militar, em Fortaleza.
Segundo parentes da vítima, no dia nove de fevereiro último, 'Chico Virado' foi encontrado morto dentro de um veículo, alvejado por oito tiros de pistola. Momentos antes de ser achado por populares, ele teria discutido com o policial, durante uma festa no Clube Rancho Azul, que fica às margens da CE-187. A esposa de Francisco, Ludmila Diogo chora e espera por Justiça.
Controladoria
Além do inquérito policial, o militar também está sendo investigado pela Controladoria de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). No último dia 14, o controlador Geral de Disciplina, Santiago Amaral Fernandes, determinou a instauração de investigação preliminar para apurar o suposto envolvimento do PM no homicídio. A Polícia Civil disse que o inquérito está em andamento e existem indícios fortes que apontam para que Francisco Marcos seja o autor do crime. A reportagem tentou obter o contato do advogado do militar, por meio da Associação dos Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (Aspramece), mas não obteve retorno.
Entre 2012 e 2013, 76 PMs foram demitidos e expulsos pela CGD. Entre os 56 militares desligados da Corporação, a maioria foi por participar de movimentos reivindicatórios (10). O segundo motivo que mais causou expulsões e demissões foram os homicídios (9), seguidos por lesões corporais (8) e falsificações de documentos (7).
arte 2

Quadrilhas atacam 14 bancos no Ceará em apenas 3 meses



Ontem, bandidos explodiram caixas de uma agência no Interior e tentaram arrombar outra na Aldeota


Quando os policiais militares chegaram não encontraram ninguém no interior da agência, mas acharam uma mochila com ferramentas

O Estado do Ceará registrou 14 ataques a bancos e caixas eletrônicos neste ano. As duas últimas ações das quadrilhas de assaltantes aconteceram ontem. A primeira foi registrada no município de Itaiçaba (a 172 Km da Capital), quando bandidos explodiram a agência do Banco do Brasil e fugiram com o dinheiro. A segunda ação criminosa ocorreu por volta das 17 horas no Bradesco situado no cruzamento das avenidas Santos Dumont e Barão de Studart, Aldeota, em Fortaleza. Ladrões tentaram arrombar caixas eletrônicos.
Polícia Em Itaiçaba, segundo a Polícia, um grupo formado por 15 homens invadiu a cidade e explodiu os caixas eletrônicos do Banco do Brasil nos primeiros minutos da madrugada de ontem. De acordo com informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), o bando fez uso de explosivos e deixou a agência, situada na Rua Coronel João Barbosa, totalmente danificada.
Testemunhas disseram aos policiais que os assaltantes estavam divididos em motos e em três carros, sendo uma caminhonete Toyota Hilux, um Ford K e um Volkswagen Voyage. Conforme o CPI, uma parte do grupo foi para a unidade policial que só contava com o efetivo de três PMs e a outra para a agência. Enquanto, metade da quadrilha impedia a ida dos militares para o banco, o restante do bando dinamitou os caixas eletrônicos e retirou o dinheiro.
Após a explosão, o grupo fugiu com uma quantia não informada pelo CPI. Os policiais acionaram reforços das cidades vizinhas e iniciaram as buscas pelos acusados. Até o fechamento desta edição, ninguém havia sido localizado.
No fim da tarde de ontem, ladrões tentaram violar os caixas eletrônicos do Bradesco, na Aldeota, em Fortaleza. Segundo Eduardo Tomé, delegado adjunto da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), alguns homens tentaram arrombar a porta que dá acesso à parte de trás dos caixas eletrônicos, mas fugiram quando o alarme de presença da agência disparou.
Conforme Tomé, uma equipe da segurança foi ao local, percebeu a movimentação estranha e acionou a Polícia Militar. Quando os PMs chegaram não encontraram ninguém no interior da agência, mas acharam uma mochila com ferramentas que estariam sendo usadas no arrombamento, como pé de cabra e chave de fenda.
O delegado disse que, aparentemente, nenhuma quantia havia sido levada, mas acionou a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) para realizar levantamentos no local e descobrir se algum dos caixas foi violado. Eduardo Tomé disse ainda que solicitou ao gerente as imagens das câmeras de segurança. "Essas imagens podem nos ajudar a identificar e prender essas pessoas", disse.
No último domingo (23), um grupo de cerca de seis homens rendeu vigilantes e arrombou os caixas eletrônicos do banco Santander de dentro da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), no bairro Benfica. As câmeras do circuito interno de segurança tiveram as lentes pichadas e tapadas com folhas de papel. A quantia levada não foi revelada pela gerência da agência.
Mortes
Segundo Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, o Estado do Ceará é o 4º em investidas contra agências e postos bancários resultados em morte. Conforme o levantamento, o Estado teve seis mortes durante as ações criminosas no ano de 2013 e ficou atrás somente de São Paulo, com 17 mortes, Rio de Janeiro, com 11 e Bahia com sete.
A pesquisa aponta, ainda, que dentre as regiões de todo o País que cresceram em números de ocorrências de assaltos e tentativas de roubos em agências e postos bancários, a Região Nordeste foi a que registrou maior avanço, com 43,54%, com destaques para os estados do Piauí (235,29%), do Rio Grande do Norte (203,45%) e da Paraíba (141,67%).
arte Nacionalmente, os números também cresceram 16,36% em 2013, chegando a 2.944 ocorrências em todo o País. 2.085 foram casos de arrombamentos, que aumentaram 18,26%. A maioria das vítimas foi atacada e morta quando deixava as agências, crime chamado de "saidinha" bancária, num total de 49% dos casos (32 mortes).
SAIBA MAIS
1) DIA 20/01 - Tejuçuoca
Arrombamento com explosão de caixa eletrônico
2) DIA 21/01 - Redenção
Arrombamento
3) DIA 23/01 - Senador Sá
Arrombamento com explosão da agência
4) DIA 25/01 - Guaramiranga Arrombamento com explosão de caixa eletrônico
5) DIA 27/01 - Novo Oriente Assalto com reféns.
6) DIA 12/02 - Altaneira Tentativa de arrombamento com uso de explosivos
7) DIA 13/02 - Jardim
Tentativa de arrombamento com reféns. Explosivos falharam.
8) DIA 14/02 - Aratuba Arrombamento com uso de explosivos.
9) DIA 26/02 - Alto Santo Arrombamento com uso de explosivos.
10) DIA 28/02 - Maracanaú
Assalto com reféns.
11) DIA 13/03 - Paramoti Arrombamento com explosão da agência.
12) DIA 23/03 - Fortaleza Arrombamento de caixa eletrônico
13) DIA 25/03 - Itaiçaba Arrombamento com explosão da agência
14) dia 25/03 - Fortaleza
Tentativa de arrombamento dos caixas eletrônicos


FONTE:DIÁRIO DO NORDESTE

terça-feira, 25 de março de 2014

Colégio JK reivindica mais uma vez a reposição de redutores de velocidade



Diante do eminente perigo que correm professores, alunos e pais devido o tráfego intenso de veículos na localidade, resolveram protestar e pedir imediatamente que as autoridades tomem as devidas providências.
Redutores foram arrancados e alunos correm perigo

 O Colégio Juscelino Kubitschek, que fica localizado na Avenida Adeodato Matos Cavalcante na Vila Jardim, através de sua direção, o professor Fenelon Gomes, informou que vários acidentes já tem acontecido naquela artéria pois “devido a falta de sinalização e os redutores de velocidade que foram colocados e que quase todos foram arrancados, os veículos passam em alta velocidade sem respeitar as pessoas que saem e entram no colégio nos horários de mais movimento”.

Todos que freqüentam a escola e até mesmo moradores estão correndo perigo, pois no momento que estávamos fazendo a reportagem, presenciamos o desrespeito dos motoristas para com os transeuntes, cruzando em alta velocidade. 

Avenida Adeodato Matos Cavalcante onde fica localizado o Colégio JK
Conforme informações do diretor do colégio, o professor Fenelon Gomes, anteriormente foi feito um manifesto pedindo os redutores que foram colocados, mas infelizmente com o tempo se desgastaram e agora precisa mais uma vez ser recolocados. “Não sei qual o órgão que compete este problema se o Demutran ou o Detran, mas seria bom que o responsável viesse para ver o perigo que corre odos nós que precisamos nos deslocar nesta avenida principalmente para quem utiliza o Colégio”, finalizou o diretor Fenelon Gomes