terça-feira, 30 de abril de 2013

Confessou o crime bárbaro e foi colocado em liberdade





Yaslan Moreira da Silva, confessou crime bárbaro e foi colocado em liberdade

Após matar jovem e jogar no lixão, namorado se entrega a polícia e é solto, pois havia livrado flagrante. O técnico em ar refrigerado, Yaslan Moreira da Silva, 20 anos, se entregou na manhã desta segunda-feira (29) e confessou o crime.

 Na presença do delegado Agenor Freitas e demais autoridades, o jovem disse ter matado Keila Cibele a golpes de martelo e após a morte na madrugada, colocou o corpo em um saco e em sua motocicleta e fez um percurso de 7Km de onde aconteceu o crime até o lixão aonde ele depositou o corpo.
Keyla Cibele Queiroz Davi, morta pelo namorado
 Considerado pelos policiais como um jovem frio e calculista. Segundo informações do Capitão Oliveira, que comanda o 10º BPM de Iguatu, “Yaslan Moreira, apesar da pouca idade é considerado de alta periculosidade, pois é um velho conhecido da polícia. Ele responde a dois furtos qualificados e duas tentativas”.

 Conforme ainda a polícia, o jovem no ano passado, mais precisamente no mês de outubro, foi preso no centro da cidade de Iguatu, tentando furtar uma moto e com ele foram encontradas diversas chaves de outras motos e dois celulares. 

Ainda de acordo com as autoridades, apesar da barbaridade do crime,  ser réu confesso do homicídio e ocultação de cadáver, foi colocado em liberdade. Por volta das 19h00 desta segunda-feira(29),  entramos em contato com a DRPC e fomos informados, que “Por não haver flagrante, Yaslan foi colocado em liberdade, mas se encontrava na delegacia, por medida de segurança”, disse um inspetor da Polícia Civil que se encontrava de plantão

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Jovem desaparecida encontrada morta no lixão de Iguatu

Jovem que desapareceu na noite da última sexta-feira, 26/04, foi encontrada morta no lixão de Iguatu. Por volta das 10h00 da manhã desta segunda-feira(29), a Polícia Militar foi informada a respeito de um corpo que havia sido encontrado no lixão da cidade de Iguatu. O corpo em adiantado estado de decomposição, se tratava de uma jovem de aproximadamente  17 a 18 anos de idade.
O rabecão da Pefoce desta cidade, foi acionado para a remoção do corpo para ser necropsiado e imediatamente a família compareceu e reconheceu a vítima como sendo Keila Cibele Queiroz Davi de 17 anos. 
A adolescente havia desaparecido da sua residência na última sexta-feira (26) e desde então a família estava aflita a sua procura. Suspeitas da família é que possivelmente se trate do ex-namorado, já que a jovem vinha recebendo ameaças nos últimos dias.
Segundo informações da sua prima Laiane Queiroz, ela saiu de sua casa na noite de sexta-feira, na garupa  de uma moto. Desde então a jovem não mais foi encontrada. “Eu acredito que foi o Yaslan quem a matou. Ela só saia com ele e não tinha contato com outro homem senão ele”, disse a prima bastante emocionada.
O capitão Oliveira, subcomandante do 10º BPM de Iguatu, informou para nossa reportagem que “Num trabalho da nossa polícia o Yaslan Moreira da Silva de 20 anos, já está preso. Ele confessou o crime e foi com requintes de perversidade”.  A jovem foi levada para a residência do mesmo e lá foi morta com uma marreta.
capitão Oliveira, comentou que a jovem foi morta na madrugada da sexta-feira (26)e transportada pelo réu confesso dentro de um saco até o lixão local. Segundo o capitão “Ele já responde dois furtos qualificados e duas tentativas. Este rapaz é de alta periculosidade, inclusive os furtos a estabelecimentos comerciais e motos em Iguatu eram praticados por ele”.

Seis mortos e 30 acidentes registrados nas estradas federais do Ceará

Seis pessoas morreram, 11 ficaram feridas e 30 acidentes foram registrados desde a última sexta-feira, 26, até este domingo, 28.


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o maior número de mortes foi anotado na sexta-feira. Em Jati, no kM 525 da BR-116, uma colisão entre um caminhão e uma carreta deixou três mortos - os dois condutores e o passageiro do caminhão. No município de Boa Viagem, no KM 198 da BR-020, um motociclista faleceu após colidir na traseira de um caminhão.

No sábado, 27, mais dois motociclistas morreram em acidentes diferentes. Em Tauá, no KM 96 da BR-520 um motociclista morreu após uma colisão frontal com um carro. O outro acidente foi registrado em Varzea Alegre, na BR-230, um homem morreu após colidir um moto em uma caminhonete.

Duas pessoas morrem e 17 acidentes são registrados nas estradas cearenses



Duas pessoas morreram, 12 ficaram feridas e 17 acidentes foram registrados, entre 7h de sábado e 7h deste domingo
notícia 0 comentários
Duas pessoas morreram, 12 ficaram feridas e 17 acidentes foram registrados, entre 7h de sábado e 7h deste domingo.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) a primeira morte foi registrada na localidade de Jucás, KM 16 da CE 375, em quem um motociclista chocou-se com uma bicicleta. O passageiro da moto morreu, os condutores (moto e bicicleta) ficaram lesionados. O segundo registro aconteceu no município de São Benedito, onde um pedestre morreu após ser atropelado por um veículo. O motorista fugiu e não prestou socorro.

Tombamento

Um acidente foi registrado no último sábado na CE 040, no município de Beberibe. Enquanto trafegava pela estrada, um caminhoneiro se deparou com um moto caída, ao tentar frear, o motorista atropelou o motoqueiro - que faleceu no local - e tombou o caminhão.

sábado, 27 de abril de 2013

Preocupante: Pesquisa diz que 82% dos brasileiros acham fácil descumprir a lei



O levatamento também diz que 79% acreditam que as pessoas apelam para o "jeitinho" e 54% dizem existir poucas razões para obedecer às leis no país
notícia 0 comentários

Um pesquisa dilvugada na tarde desta sexta-feira, 26, pela faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (Direito-GV) mostrou que 82% dos brasileiros reconhecem que é fácil desobedecer às leis no Brasil. O estudo ainda diz que 79% acreditam que, sempre que possível, as pessoas apelam para o "jeitinho", evitando cumprir as normas legais. Outros 54% dizem existir poucas razões para obedecer às leis no país.
O levantamento mostrou também que os brasileiros dão menos importância às ordens de policiais que a de juízes. A coordenadora da pesquisa, Luciana Gross Cubga, acrescentou que enquanto 81% dos brasileiros entendem que devem obedecer decisões judiciais que determinem pagamento a alguém, apenas 41% acreditam que devem obedecer uma ordem de um policial, mesmo que discordem dela.
"As pessoas acham que cumprir a lei não vale a pena, não percebem que é importante obedecer as leis, independentemente de seu ganho individual e imediato", afirma Luciana.
Outros dados que chamam a atenção são sobre obediência à norma que criminaliza a compra de produtos piratas. O estudo informa que apenas 54% dos entrevistados responderam que é provável ou muito provável que a compra de um CD ou DVD falso resultará em punição e só 64% acham que se fizessem isso seriam reprovados moralmente por amigos e familiares. Além disso, 91% das pessoas que responderam à pesquisa disseram ter comprado CD ou DVD pirata nos últimos 12 meses.
Pesquisa
O estudo foi realizado por meio de questionários com 3.300 pessoas maiores de 18 anos de oito estados do Brasil, entre outubro de 2012 e março de 2013. O Índice de Percepção do Cumprimento da Lei (IPCLBrasil), que mede como as pessoas se comportam em relação ao cumprimento da lei e como elas enxergam a possibilidade de punição e adequação moral no caso de descumprimento, foi de 7,3 numa escala de zero a 10 (sendo 10 um total comprometimento com o cumprimento da lei). Para que seja possível comparar as taxas ao longo do tempo, o levantamento continuará sendo realizado nos próximos meses.


Bandido treinava grupo para assaltar blindados



Criminoso vinha sendo alvo de investigação sigilosa dos setores de Inteligência e da DRF. Ontem, acabou preso
Uma investigação que durou cerca de seis meses, realizada por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e agentes da Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou na prisão do assaltante de bancos e carros-fortes Pablo Feitosa de Menezes, 33, que estava em sua residência, no bairro Cajazeiras. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz da 4ª Vara Criminal.

Nos assaltos a carros-fortes, geralmente os criminosos usam armas de grosso calibre, como fuzil e metralhadoras, além de explosivos FOTO: WILSON GOMES

Na casa dele, foram encontradas uma pistola calibre Ponto 40, farta munição e um rifle de repetição 44. O titular da DRF, delegado Romério Moreira de Almeida, informou que Pablo Feitosa tem uma extensa ficha criminal no Ceará.

Crimes
Segundo a Polícia, o bandido já cumpriu pena e ainda responde a processos por extorsão mediante sequestro, tráfico de drogas, roubo, sequestro e cárcere privado, homicídio e tráfico de drogas. Sobre os crimes contra o patrimônio, o delegado explicou que o bandido se especializou em assaltos a banco e, principalmente, carro-forte. As investigações apontam que Pablo Feitosa era uma "peça" importante na quadrilha. A ele foi dada a responsabilidade de aliciar e treinar novos bandidos para ataques a carros-forte. Ele também foi incumbido de arregimentar bandidos mais experientes.

O diferencial da quadrilha era exatamente ter entre seus membros bandidos novatos e veteranos. Romério Almeida ressaltou que o bando participava de várias atividades criminosas, numa forma de tentar despistar a Polícia. O titular da DRF lembrou que, por esse motivo, Pablo Feitosa, por exemplo, responde por vários crimes cometidos.

Pablo Feitosa tem uma extensa ficha de crimes no Ceará, desde o tráfico a assaltos a bancos FOTO: DIVULGAÇÃO

A equipe da DRF e da Coin descobriu que a quadrilha pretendia agir, na próxima semana, no Interior do Estado, quando vários carros-fortes seriam atacados. Caso os comparsas de Pablo Feitosa resolvam agir, terão de enfrentar a Polícia, tendo nem vista que os locais de ataque foram descobertos.

Prisões
Desde o ano passado, a Polícia tem desarticulado as quadrilhas envolvidas em ataques bancários. Mais de uma centena de pessoas foi capturada acusada de ligação com assaltos a agências bancárias do Interior, com uso de explosivos, além dos grupos que violam os caixas eletrônicos com a utilização de maçarico e outros apetrechos.

Baturité
Na noite de quinta-feira, a Polícia deteve dois homens na região do Maciço de Baturité. Leandro Lopes ds Reis, 19; e Luís Cláudio da Silva Freitas, 20. Os dois, conforme a Polícia, teriam envolvimento no arrombamento de caixas eletrônicos do Bradesco da cidade de Acarape (61Km de Fortaleza), na madrugada de quinta-feira última.

Motoqueiro é partido ao meio em acidente de trânsito



O coordenador do posto de saúde de Jaçanaú, em Maracanaú, morreu depois de perder o controle da motocicleta em que trafegava, no quilômetro 7 da CE-065. O corpo de Antônio Ronaldo Veras Fontenele, 29, foi partido ao meio, depois que ele se chocou com um poste.

Parte do corpo de Ronaldo Veras ficou estendido na pista por onde ele trafegava sua motocicleta. A outra parte foi lançada no sentido contrário FOTO: KIKO SILVA

De acordo com informações da Polícia, o rapaz saiu de casa, nas proximidades de onde ocorreu o sinistro, para comprar um saco de cimento. Já de volta, trazendo o objeto amarrado à garupa da motocicleta Honda, modelo CB 600 Hunter, de cor amarela, inscrita com a placa NDH-9009, perdeu o controle.

Testemunhas informaram que a vítima tentou desviar de um ônibus que estava à sua frente e acabou encostando no meio-fio. "Nos informaram aqui no local que ele estava em altíssima velocidade. Quando bateu no meio-fio, o impacto foi tão violento que ele voou para o outro lado da pista", afirmou o soldado David Santos, do Ronda.

Antônio Ronaldo foi lançado contra o poste e teve seu corpo partido ao meio. As pernas ficaram na ciclovia e o tronco foi arremessado para do lado oposto ao que ele vinha. A motocicleta só parou a cerca de 200 metros de onde a colisão aconteceu. A população se comoveu com a perda, mas informou que a vítima sempre se excedia na velocidade quando pilotava a moto.

O irmão de Antônio, Adelmário Fontenele, disse que sempre alertava-o sobre o perigo de pilotar um veículo tão potente e vulnerável. "Ele já estava tão perto de casa. Não precisava correr para chegar", lamentou.

Outro caso
Três pessoas morreram em uma colisão frontal entre um caminhão e uma carreta, na altura do quilômetro 525 da BR-116, na altura da Serra do Corte, que divide os Municípios de Jati e Penaforte, na região do Cariri.

O caminhão-baú Mercedes Benz, inscrito com as placas GYS-7350, vinha de Petrolina, Pernambuco, carregado de verduras que seriam entregues em Icó. A carreta Scania, de placas MHB-4636, trafegava no sentido contrário, vindo do Estado de Santa Catarina para Fortaleza.

O condutor do caminhão, Manoel Batista Neto, 32; motorista da Scania, Amarildo Soares Silva, 46; e um passageiro do caminhão, que não foi identificado, morreram no local da colisão. O sinistro aconteceu em uma curva, onde casos como este são recorrentes.

Homem ateia fogo em residência de irmão


Após denúncia através do telefone de emergência, dando conta de um princípio de incêndio em uma residência, de imediato o policiamento da viatura do Ronda do Quarteirão RD 1268, composta pelos policiais militares, Soldados HAMILTON e NAPOLEÃO, se deslocou até a parte central de Acopiara/CE, e ao chegar, se deparou com muita fumaça na residência de A. C. F. O fato aconteceu por volta das 04:00h de sexta=feira (26).  Após combater as chamas, os policiais ficaram sabendo que um irmão do proprietário era o responsável em atear o fogo na residência, utilizando gasolina em duas garrafas e neste momento, saíram em diligências e conseguiram localizar o acusado e conduzi-lo à Delegacia de Polícia, para os procedimentos de praxe.

Casa de jogo de azar fechada em Acopiara

        
RONDA APREENDE DINHEIRO E MATERIAL EM CASA DE JOGO DE AZAR


 Por volta das 11h40min desta quinta-feira (25), as viaturas do Ronda do Quarteirão RD 1267, composta pelos policiais militares Cabo F.ALMEIDA e os Soldados C. RODRIGUES e LOPES, com apoio da RD 1268 composta pelos policiais militares Soldados MORAIS e RAMON ao realizarem uma abordagem em um bar localizado na vila Esperança, Acopiara/CE, constataram que se tratava de uma casa de jogo de azar, assim, fizeram a identificação e prisão do responsável pelo estabelecimento, no caso, a pessoa de iniciais R. P. C., 56 anos, que foi conduzido à DP local para os procedimentos legais.

Homens presos e veículos sem placas apreendidos


 
Motos sem placas apreendidas pelo Ronda
Nesta quinta-feira (25), por volta das 11h50min, a RD 1267 composta pelos policiais militares: Cabo PM F.ALMEIDA e os Soldados C. RODRIGUES e LOPES, com apoio da RD 1268 composta pelos policiais militares Soldados MORAIS e RAMON ao efetuarem abordagens em dois homens em atitudes suspeitas, sendo o 1º de iniciais J. C. N. S, 30 anos e o 2º de iniciais L. P. L., fizeram a apreensão da moto Yamaha YBR 125, sem placa, com chassi alterado e a moto Yamaha YBR 125, sem placa, cor preta, as quais foram encaminhadas aos órgãos competentes para procedimentos legais de praxe.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Arma, droga, objetos de luxo e prisões de três foi o resultado da operação da PF


PF apreende 101 kg de cocaína, armas, carros e relógios de luxo; três homens são presos

 
A Polícia Federal (PF) do Ceará divulgou, na manhã desta quinta-feira, 25, operação contra o tráfico de drogas realizada na tarde desta última quarta, no bairro Serrinha, em Fortaleza.

Ao todo, foram apreendidos 101 kg de pasta base de cocaína, duas pistolas, três carros, 30 celulares, 14 relógios de luxos, além de três máquinas de contar dinheiro e R$ 6 mil em dinheiro. Três homens foram presos.

Segundo a assessoria da PF, as investigações começaram após prisão de um homem há um mês, que foi detido por lavagem de dinheiro. A operação na Serrinha ocorreu em um galpão localizado perto do Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Um homem de 24 anos, considerado pela Polícia como o "dono da droga", foi preso dentro de um carro modelo Land Rover, com 50kg da pasta base de cocaína e uma pistola.

Já no galpão foram detidos os outros dois homens, que não tiveram os nomes divulgados pela PF. Com os acusados, a Polícia apreendeu os outros dois carros, um Fiesta e outro Siena, e uma pistola. Segundo a PF, eles seriam o comerciante da droga e comprador.

Os três suspeitos estão presos na carceragem da Superintendência da PF no Ceará.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Gesto de policial deveria ser exemplo para sociedade




Aparelho de celular encontrado e entregue ao dono
Policial militar: gesto simples que deveria ser exemplo


O gesto é simples e deveria ser considerado uma rotina na sociedade, no entanto, no momento em que sofremos uma distorção de valores morais, tendo como pano de fundo a própria política nacional, que estimula indiretamente a "cultura do errado", ressaltamos a atitude do Sd Mulato, do Ronda do Quarteirão em Iguatu, que encontrou um celular em uma das ruas da cidade, e após, envidou todos os esforços para encontrar o seu legítimo dono, e ao encontrar, ficou sabendo que se tratava de uma pessoa simples, que tinha comprado o objeto em 12 prestações, tendo pago somente a 1ª prestação, o qual ficou muito grato pela devolução do objeto.

Policiais militares homenageados com títulos de destaque



POLICIAIS MILITARES DA 3ª CIA DO 5º BPCOM (RONDA DO QUARTEIRÃO EM IGUATU, ICÓ E ACOPIARA) SÃO HOMENAGEADOS COM A OUTORGA DOS TÍTULOS DE DESTAQUES OPERACIONAL E DESTAQUES COMUNITÁRIO RONDA

O Comandante do Ronda do Quarteirão, Ten-Cel PAULO SÉRGIO Braga Ferreira, outorgou o título de Policial Destaque Operacional e Comunitário RONDA, referente aos meses de dezembro de 2012 e janeiro e fevereiro de 2013, aos milicianos que se destacaram no desempenho de suas atividades operacionais e comunitárias no âmbito da 3ª Cia do 5º BPCom (Iguatu,Icó e Acopiara), como reconhecimento às atuações preventivas e/ou repressivas relevantes e meritórias que elevaram o espíríto e o ânimo da tropa e perpassaram à sociedade a certeza de um compromisso sério em busca de uma sociedade mais fraterna, além do exercício constante da polícia de aproximação comunitária.
O evento de entrega dos títulos foi realizado no auditório do 10º BPM, em Iguatu, no dia 23/04 pelo do Ten Arquenio Braga Costa, Comandante do Ronda na região Centro-Sul, que ressaltou a importância da conquista dessas honrarias na vida militar.


Os policiais DESTAQUES COMUNITÁRIO foram:
SOLDADO PM PAULO RENATO DE OLIVEIRA
SOLDADO PM FRANCISCO DUARTE DA SILVA JUNIOR.

Ambos com uma atuação expressiva no PROERD e projetos sociais como a criação da escolinha Futsal Ronda e outros que visaram a aproximação comunitária.

Os policiais DESTAQUE OPERACIONAL foram:
CABO ADERSON COSTA LIMA
CABO FRANCISCO FERNANDES DE OLIVEIRA JUNIOR
SOLDADO ISRAEL OLIVEIRA SILVA NETO
SOLDADO JOÃO EUDO MACHADO BEZERRA
SOLDADO JOÃO PAULO FERREIRA
SOLDADO DEEVIDY DIONATH DIÓGENES PEIXOTO
SOLDADO WALLACY FERREIRA GRANJEIRO
SOLDADO JOÃO FILHO FERREIRA LEMOS
SOLDADO FRANCISCO JESUALDO DE OLIVEIRA
SOLDADO FRANCISCO RAFAEL DOS SANTOS
SOLDADO EDIGLÊ ALVES DA SILVA
SOLDADO JOÃO FILHO ELIAS ROCHA

A maioria dos policiais militares Destaques Operacional tiveram suas ações relevantes na cidade de Icó, onde desenvolveram um fortíssimo combate à violência com apreensão de armas de fogos, drogas e desarticulação de quadrilha de criminosos, dentre outros crimes.

Mulher atingida a faca pelo companheiro em Acopiara

Policiais que efetuaram prisão do acusado
Uma mulher de 30 anos, foi agredida pelo seu companheiro na última quarta-feira (24), na cidade de Acopiara.
 C.L.L foi atingida com um golpe de faca no pescoço. 
Após serem informados, as viaturas do Ronda do Quarteirão,atravéz dos pliciais militares, Aldemir, Isaac, Rodrigues e Lopes com apoio de uma viatura do 10º BPM, composta pelo Cabo Muilato e Arrais, diligenciando desde o dia que aconteceu o fato, culminou com a prisão de C.A.Q, 49 anos. 
 
Após a localização o acusado foi preso e levado a presença da autoridade competente para os procedimentos de rotina.
 Conforme informações da policia a prisão se deu num bairro periférico da cidade de Acopíara.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Polícia encontra droga em fundo falso no pára-choque de veículo

 Quase 15 quilos de cocaína apreendidos por agentes da Polícia Rodoviária Federal







Prisão de motorista e apreensão de droga na cidade do Barro

O mecânico João Pereira da Silva Neto, de 41 anos, rodou cerca de 2,5 mil quilômetros desde São Paulo e veio ser preso no Cariri quando passava na direção de Fortaleza a menos de 500 Km do destino final. Dentro de um fundo falso no pára-choque traseiro do carro em que viajava agentes do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Milagres encontraram 14 tijolos de cocaína pesando cerca de um quilo cada. A droga está avaliada em aproximadamente meio milhão de reais.

Ele nasceu no município de Petrolina (PE), mas reside há 23 anos na Rua João Teles do bairro Sapopemba no distrito do mesmo nome na zona sudeste de São Paulo, onde funciona sua oficina. Por volta das 17 horas desta segunda-feira o veículo Honda Civic de cor prata e placas MON-5974, inscrição de São Paulo (SP), foi interceptado à altura do Km 434 da BR-116 no município de Barro. Os agentes da PRF Régino e Lívio faziam uma blitz de rotina e estranharam o comportamento confuso do motorista.



As reticências e a apreensão dele foram um passo para os policiais iniciarem buscas no carro gerando certa aflição no semblante de João Pereira. Nas imediações do pára-choque os “federais” perceberam uma pintura diferente e recente até a descoberta da cocaína. Ele não teve outro caminho e já foi se entregando como “mula” que estaria “pela primeira vez” conduzindo drogas por cujo “serviço” receberia R$ 3 mil, pois estava “precisando de dinheiro”, mas não era do seu conhecimento quem o contratou.

O motorista não negou que sabia da droga, porém desconhecia a quantidade e quem teria feito o fundo falso para esconder a substância entorpecente. Também não soube dizer a quem entregaria. Apenas iria estacionar o carro em um hotel na Beira Mar de Fortaleza quando alguém apanharia a cocaína no Honda Civic o qual não sabe a quem pertence. João Pereira foi ouvido e autuado em flagrante pela Delegada da Polícia Federal de Juazeiro, Josefa Maria Lourenço da Silva.




Todavia, não foi fácil chegar à terra de Padre Cícero. Na viagem, a viatura da PRF tombou às margens da rodovia estadual entre a Barragem do Rosário e o Café da Linha em Milagres. Ninguém se feriu e os agentes seguiram adiante se juntando a um colega que conduzia o Honda Civic. Esta foi a maior apreensão de drogas nos últimos anos na região do Cariri. Agora, a polícia dará seqüência às investigações para tentar descobrir quem vendeu a droga em São Paulo e quem a receberia em Fortaleza.


Fonte: Miséria

Toma posse o novo chefe da Polícia Federal no Ceará



Com a presença do diretor geral da Polícia Federal (PF), Leandro Daiello Coimbra, o delegado Renato Casarini Muzy foi empossado como novo superintendente regional da instituição no Ceará. A solenidade de posse foi realizada no auditório da Justiça Federal, no Centro.

Delegado Sandro Caron transmitiu o cargo ao colega Renato Casarini, ontem, em Fortaleza FOTO: J.L. ROSA

O ex-superintendente regional, delegado Sandro Caron, agora na Superintendência Regional do Rio Grande do Sul, saudou o novo colega e relembrou operações feitas na gestão dele, durante dois anos. Por questão de Justiça, enalteceu o trabalho do pessoal da Delegacia de Repressão ao Tráfico de Entorpecentes (DRE/PF).

Casarini garantiu que o trabalho implantado por Caron terá continuidade. Prova disso, são as constantes prisões de traficantes internacionais de drogas, no Aeroporto Pinto Martins.

Polícia encontra droga em ônibus




Policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam) apreenderam uma caixa contendo cerca de 26 quilos de maconha prensada, que chegou a Fortaleza em um ônibus interestadual. A Polícia foi acionada porque os funcionários da Viação Gontijo desconfiaram do volume, que ficou no bagageiro do veículo e ninguém foi buscá-lo na garagem da empresa, situada na Avenida Professor Costa Mendes, na Vila Manuel Sátiro (zona Sul).

O delegado Everardo Lima, titular do 34º DP, afirmou que, até agora, ninguém informou quem teria despachado as drogas em São Paulo FOTO: KIKO SILVA

A primeira suspeita foi de que poderia ser uma bomba. Somente após a chegada da equipe o Cotam, sob o comando do tenente Luthiane, a caixa foi aberta

Dentro dela havia 25 tabletes de maconha, pesando cada um cerca de um quilo. O ônibus veio de São Paulo e a grande quantidade de entorpecentes teria sido embarcada lá. O material foi levado para o 34ºDP (Centro), onde o delegado Everardo Lima fez o auto de apreensão. Ninguém foi preso. "As pessoas que estavam no local e os passageiros do ônibus não souberam informar quem poderia ter entregue a droga lá em São Paulo; aqui em Fortaleza, ninguém foi buscá-la na garagem. Ainda não sabemos quem são os responsáveis, mas tudo será investigado", afirmou o delegado.

Investigação

Todo o material será encaminhado para a Delegacia de Narcóticos (Denarc). Os desdobramentos do inquérito policial instaurado no 34ºDP, que era plantonista quando o fato que gerou a apreensão aconteceu, deverão ser apurados na especializada.

Everardo Lima salientou que no Centro da Cidade muitos pontos de drogas estão alimentando usuários e viciados.

Garota sumida foi morta com requintes de perversidade



Crato Um crime com requintes de crueldade fez vítima a jovem Maria Alana Gomes, 18. Ela foi assassinada pelo seu ex-namorado, Joserlândio Amorim de Brito, 21, após permanecer desaparecida desde a última segunda-feira, quando saiu de sua residência localizada na Rua Professora Adalgisa Gomes de Matos, no Parque Recreio, neste Município (540Km de Fortaleza), informando que iria encontrar o agressor para tratar da festa de aniversário do filho do casal, de apenas 8 meses.

Maria Alana Gomes, 18, estava sumida desde a última segunda-feira. Ontem, o corpo foi localizado fotos: reprodução

Ao ser localizado como o principal suspeito, o agressor confessou a ação e deu detalhes da trama. Segundo a Polícia Militar, o acusado informou que havia asfixiado a moça porque ela cobrava as pensões alimentícias que estavam em atraso.

Joserlândio contou, ainda, que praticou sexo com a vítima e que, após matá-la, na casa dele, escondeu o corpo da mesma embaixo da cama, para que seus familiares, ao chegarem do trabalho, não dessem conta do feito. Já na madrugada, e com os parentes dormindo, o agressor levou o cadáver para um denso matagal, onde cavou uma cova rasa e enterrou a jovem.

Frieza
De acordo com o capitão Luciano Rodrigues, comandante da 5ª Cia. do 2º BPM (Crato), há indícios de premeditação do crime, que teve motivos passionais. Ele conta que objetivo da Polícia era localizar Alana Gomes com vida. "Tivemos uma conversa informal com o Landim e ele disse, friamente, que utilizou papel filme para asfixiar a vítima e uma enxada para enterrá-la. De forma planejada e programada, ele a atraiu até o local do crime. (Yaçanã Nepomucena).


Joserlândio Amorim de Brito, 21, foi preso e confessou o crime. Ele levou a Polícia ao local onde enterrara a vítima

Padrasto tenta estuprar garota de 13 anos e é morto à tiros



A garota, de 13 anos, foi apreendida no local do crime e alegou que a vítima tentou estuprá-la dentro da pousada
O ex-presidiário Antônio Igor Brito dos Santos, 32, foi assassinado, com dois tiros de revólver calibre 38, pela enteada dele, uma adolescente de 13 anos. O crime ocorreu, na manhã de ontem, em uma pousada localizada na Rua Rufino de Alencar, no Centro, proximidades do Paço Municipal. A garota disse que foi violentada pelo padrasto.

Peritos recolheram a arma que seria da própria vítima, um revólver de calibre 38 com duas balas deflagradas. A menor disse que atirou duas vezes fotos: J.L. Rosa

Igor dos Santos teve morte imediata. O cabo Ludovino, do Ronda do Quarteirão, foi um dos primeiros policiais a chegar ao local do crime. Lá, ele encontrou o ex-detento despido e sem vida, caído sobre a cama, entretanto, com os pés no chão.

O revólver também estava sobre a cama. A garota disse que o padrasto chegou perguntando pela mãe dela. Como ela não estava, ele teria apontado o revólver para a cabeça da adolescente e mandou que ela tirasse a roupa. A garota se recusou e Igor dos Santos, já despido, arrancou as vestes da menor.

Ameaça
A menor contou que viu quando Igor colocou a arma debaixo do travesseiro. Quando ele deitou sobre a adolescente, esta teria se aproveitado do descuido do agressor, pegou o revólver e deu o primeiro tiro. O padrasto se levantou e correu.

A adolescente disse aos policiais que atirou novamente e, em seguida, soltou a arma em cima da cama.

O comandante do 5ºBPM, tenente-coronel Francisco Souto, esteve no local do assassinato também conversou com a menor. Ao oficial, a garota disse que o padrasto havia saído da Penitenciária de Pacatuba na última sexta-feira. Mesmo preso, ele vivia fazendo ameaças à mãe dela, sempre dizendo que a mataria caso esta não ficasse com ele.

O corpo do ex-presidiário Antônio Igor dos Santos é retirado das dependências da pousada, localizada na Rua Rufino de Alencar, próximo à Catedral Metropolitana de Fortaleza. Ele havia saído da Penitenciária de Pacatuba na semana passada

No fim da madrugada de ontem, ele chegou à pousada procurando pela mãe da menor, que não estava no local. Foi então que ele investiu contra a adolescente e ocorreu a tragédia familiar. A mãe da jovem trabalha como diarista no local.

O tenente-coronel Francisco Souto acompanhou a menor até a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). O perito Ireudo Pereira, da Coordenadoria de Criminalística da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), confirmou que Igor dos Santos levou dois tiros, na altura do ombro direito.

Verdade
Um dos tiros transfixou o corpo da vítima, visto que havia uma lesão na omoplata direita. O perito criminal ressaltou, ainda, que, pelo menos, um dos tiros foi dado quando a vítima estava de pé. Com relação à suposta violência sexual alegada pela garota, Ireudo Pereira frisou que somente um exame pericial (sexológico) mais detalhado pode dizer se a menor falou a verdade ou não no momento em que a Polícia passou a interrogá-la.

O comandante do 5ºBPM destacou que outras investigações precisam ser feitas. Souto informou que Igor dos Santos respondia por quatro furtos e um roubo, além de ser usuário de drogas. "A menina falou que ele chegou à pousada muito agitado, mas não teve como dizer que ele estava drogado", salientou o oficial ainda no local do fato. O militar disse, também, que as informações dando conta, que a menor e mãe seriam traficantes de drogas serão investigadas.

No fim da tarde de ontem, a adolescente foi encaminhada à sede da Perícia Forense do Estado, na Avenida Leste-Oeste, para ser submetida a vários exames periciais, entre eles, o que pode comprovar se foi ou não vítima de abuso sexual. A pedido da Polícia, os peritos deverão também realizar exames complementares, entre eles o que permitirá dizer se a menor é usuária de drogas e se atirou recentemente. A arma usada no crime também foi apreendida e passará por perícia balística.

Dezenas de curiosos estiveram no local do crime em busca de informações. Também compareceu ao local do delito uma equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), mas como o caso teve a autoria já desvendada, deverá ser investigado pelo 34º DP (Centro).

terça-feira, 23 de abril de 2013

Programa de Combate á Fumaça Negra autua 11 veículos no interior do Estado




No período de 16 a 19 de abril, os municípios de Canindé, Boa Viagem, Crateús e Varjota receberam blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Durante esses dias, 524 veículos movidos a diesel passaram pelas vistorias. Desse total, 11 foram autuados por estarem emitindo material particulado dos seus escapamentos acima do permitido pela legislação.

O trabalho, feito pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia, se baseia na escala de Ringelmann Reduzido, que é constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é autuado e recebe uma multa, que varia de R$ 1.328,78 a R$ 5.315.

Os veículos irregulares possuem um prazo de 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à superintendência e passarem por uma nova vistoria, de acordo com a portaria Nº136, de 23 de julho de 2007 da Semace. O proprietário terá o benefício da redução da multa em 50% caso seja constatada a adequação do veículo aos padrões exigidos.

As fiscalizações contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE), respectivamente.


Defensoria Pública participa da terceira edição do Projeto Justiça no Cárcere





Defensores Públicos do Núcleo Especializado em Execução Penal (NUDEP) participam nesta terça-feira (23) até  quinta-feira (25) da terceira edição do Projeto Justiça no Cárcere, em parceria com as Varas de Execução Penal da Comarca de Fortaleza, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Ceará (OAB-CE). A ação será no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A Defensoria Pública atua diariamente dentro de presídios, CPPL's e delegacias do Estado por meio de dois Núcleos: o de Assistência aos presos provisórios NUAPP e NUDEP. Neste último, são 11 defensores públicos que se revezam no atendimento aos presos condenados, realizando visitas nos presídios, encaminhando ex apenados para o mercado de trabalho, solicitando requisições, oficios extrajudiciais, progressão de regime, trabalho externo, livramento condicional, entre outros.

Aproximadamente, 90% dos encarcerados do Ceará são assistidos pela Defensoria Pública. Somente durante os três primeiros meses de 2013, foram realizados 4.856 atendimentos pelo NUDEP. De acordo com o Defensor Público Raimundo Fábio Ivo Gomes, os números demonstram que o Estado oferece sim assistência jurídica integral e gratuita e de qualidade para este público. “Este mutirão é uma ação concentrada da Defensoria Pública, Ministério Público e Poder Judiciário, visando dar uma maior celeridade na análise da situação processual dos apenados do IPPS”.

Durante as audiências, serão avaliados quais presos têm direito a receber benefícios previstos em lei, como progressão de regime, concessão de livramento condicional ou indulto. Além disso, será entregue o atestado de pena a cumprir, conforme determina a Resolução nº 113/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Projeto que anistia militares grevistas deve ser votado na próxima quarta-feira (24)


Projeto que anistia militares grevistas deve ser votado na próxima quarta-feira

O projeto que garante anistia para policiais e bombeiros militares que fizeram greve do fim de 2011 ao começo de janeiro de 2012 poderá ser votado na próxima quarta-feira, 24. A matéria sofreu adiamento quando estava na pauta de quarta-feira, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Cássio Cunha Lima (PMDB/PB) pediu vistas.

Segundo o vereador Capitão Wagner (PR), que esteve em Brasília articulando a votação, a anistia dos cerca de 300 PMs e bombeiros, que é projeto do senador José Pimentel (PT), deve ser aprovada e, feito isso, ser encaminhada para o crivo da Câmara.

PRF e PRE registram 26 acidentes e três mortes nas estradas cearenses


O plantão das últimas 24h da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou 26 acidentes, 20 feridos e três vítimas fatais.

Em Canindé, a PRF registrou a colisão entre um automóvel e uma motocicleta que deixou uma vítima fatal, na BR-020, Km 308, às 2h15. O condutor da moto, de 23 anos, faleceu.

Já na CE-166, Km 01, uma colisão frontal entre um carro e uma moto, no município de Nova Olinda, às 21h15, foi registrada pela PRE. O acidente levou a óbito o condutor da motocicleta, Raimundo Marcos de Oliveira, 17 anos, que não era habilitado. O passageiro do automóvel, José Renei Frutuoso Soares, 31 anos, também faleceu após a colisão. A outra passageira do veículo, Mairla Ferreira Soares, teve ferimentos graves e foi encaminhada ao Hospital Santo Antônio, no Crato.

O condutor do automóvel fugiu do local do acidente e ainda não foi encontrado.

Polícia Federal reabrirá concurso até o dia 30



Seleção para escrivão, perito e delegado estava suspensa desde julho do ano passado
O concurso para preencher 600 vagas de escrivão, perito criminal e delegado na Polícia Federal (PF) - que está suspenso desde 2012 - será retomado, segundo nota publicada no site do próprio órgão.

São 100 vagas de perito criminal federal, 150 para delegado e 350 para escrivão. Foto: Elizângela Santos

O processo seletivo estava suspenso por decisão do Supremo Tribunal Federal. De acordo com o comunicado, o STF determinou a inclusão de reserva de vagas para pessoas com deficiência e que estes candidatos sejam submetidos a todos os testes, avaliações e exames em igualdade de condições com os demais concorrentes.

Os editais de retificação deverão ser publicados até o dia 30 de abril e as provas objetivas e discursivas estão previstas para o mês de julho.

Quem não havia participado das inscrições terá nova oportunidade, já que o prazo será reaberto. Quem já está inscrito poderá continuar na seleção ou solicitar a devolução do valor da taxa.

Também é possível alterar o local de prova, conforme as opções do edital, e mudar a inscrição para concorrer como pessoa com deficiência, desde que atenda às exigências previamente estabelecidas.

"Uma vez mais a Polícia Federal reafirma seu compromisso com a legalidade, com o estrito cumprimento das ordens judiciais, e busca assim oferecer total igualdade de condições aos que pleiteiam integrar essa honrosa instituição", diz a nota.

Sobre o edital anterior
São 150 ofertas de delegado, 350 de escrivão e 100 de perito criminal. Para estarem aptos a disputarem as vagas, os candidatos precisam ter nível superior em diversas áreas (escrivão e perito criminal) e em Direito (delegado).

A avaliação dos candidatos engloba prova objetiva; aptidão física; exame médico; avaliação psicológica; avaliação de títulos (delegado e perito); prova prática de digitação (escrivão); e prova oral (delegado) em todas as capitais e no Distrito Federal, excetuando-se a prova oral para delegado, que será aplicada somente em Brasília (DF).

As remunerações são de R$ 7.514,33 para escrivão e de R$ 13.368,68 para delegados e peritos, por 40 horas semanais.

Evento expõe ações das polícia Civil e Militar


Polícias mostram suas atividades


As polícias Civil e Militar serão homenageadas, a partir de hoje, através de uma exposição que acontece até o próximo dia 26 no Shopping Benfica. Materiais das duas corporações serão mostrados à população. Além disso, outras atividades como apresentações da Banda de Música da PM, Canil e a prestação de serviços à comunidade estão na programação do evento.

Policiais militares do Canil estarão no evento que acontece, a partir de hoje, no Shopping Benfica. Haverá palestras, exposição e serviços. FOTO: JOÃO LUÍS
Hoje e amanhã ocorre uma mostra de fotografias de ações da Polícia Civil, principalmente de combate às drogas. Também será colocado em exibição um painel com amostras dos principais tipos de drogas que são apreendidas nas ações da instituição através de suas delegacias Especializadas, como a Narcóticos (Denarc).

Ainda como parte desse trabalho, serão distribuídas cartilhas educativas sobre o tema.

Já a Polícia Militar fará uma exibição de motocicletas utilizadas no policiamento ostensivo. São veículos usados pelos batalhões Raio (BPRaio) e da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) no enfrentamento à criminalidade.

Palestras
Nos cinco dias do evento haverá também uma exposição com manequins com as fardas da PM, entre elas, as utilizadas pelo Batalhão de Policiamento Comunitário, o Ronda do Quarteirão.

A programação reservada à PM prevê, também, apresentações culturais, exibição de slides e palestras de prevenção às drogas feitas pelo Programa Estadual de Prevenção às Drogas (Proerd). O Regimento de Polícia Montada (RPMont) fará exposição de fardamento e equipamentos. A Banda de Música se apresentará dia 25, às 17 horas.

Prisão por porte de arma, tráfico e violação de direitos autorais

Arma, droga e outros objertos ilícitos apreendidos pela polícia
RONDA DO QUARTEIRÃO E POLÍCIA CIVIL PRENDEM INDIVÍDUOS POR PORTE ILEGAL DE ARMA, TRAFICO DE DROGAS E VIOLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS EM ICÓ/CE.

No dia 19/04/2013, por volta das 13h30min, na cidade de Icó/CE, após denúncias anônimas dando conta que vários indivíduos estavam trafegando em motos, em atitudes suspeitas, possivelmente armados e com o intuito de realizar crimes de assaltos e outros, de imediato, as viaturas do Ronda do Quarteirão RD 1240 e RD 2781 procederam  diligências e na altura da Rua Ulisses Cunha, no Bairro Santa Luiza Marilac, avistaram um desses veículos, que tentou se evadir do local, momento em que a viatura RD 2781 composta pelos policiais militares Soldados INALDO, DIOGO e LEONARDO, conseguiram intercepta-lo  e prenderam M.B.P., 39 anos e W. R. S., 23 anos, portando um revolver cal. 32 Rossi, de numeração raspada, com 04 munições intactas.

Com a chegada do reforço policial da RD 1240 composta pelos policiais militares Cabo MUNIZ e os Soldados EDIGLÊ E ELIAS e de uma viatura da DRPC de Icó composta pelos inspetores JUNIOR e PEDRO, foi realizada uma vistoria na residência de M. P. B., onde já havia informações que funcionava uma boca de fumo, quando foram apreendidos 146g de maconha, 3 munições de revolver cal. 38 intactas, R$ 1.445,80 em dinheiro, 144 mídias pirateadas (DVD´s e CD´s), bem como uma caderneta com anotações de nomes e valores, caracterizando a existência de tráfico de drogas e outros crimes. 

Os acusados e os materiais apreendidos foram encaminhados para conduzidos DRPC – Icó, para os procedimentos de rotina.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Quatro mulheres agredidas somente esta semana na região



Quatro mulheres foram agredidas nesta quarta-feira (17), na região Centro Sul.

Por volta das 20h30min desta quarta-feira (17), A Polícia Militar recebeu a informação que uma mulher estava sendo agredida na localidade de Santa Rosa III.

 Santa Rosa III
 A vítima Maria Joana da Conceição, informou que seu companheiro Manoel Pereira Felipe, embriagado tentou sufocá-la, e sua filha Mariana de Araújo Pereira, ao perceber a ação da agressão, tentou impedir, mas também foi agredida com um soco na região abdominal.A polícia efetuou a prisão do infrator e o conduziu a Delegacia de Polícia Civil de Iguatu. 

Jucás
No município de Jucás, na tarde desta quarta-feira (17), a auxiliar de serviços gerais Josefa da Silva de Oliveira de 58 anos, foi agredida psicologicamente pelo agricultor, Américo Alves de Oliveira. O agressor foi preso e levado a delegacia de Jucás.

 Cedro
 Outro caso de agressão a mulher aconteceu na cidade de Cedro, quando uma adolescente de 17 anos, solicitou a presença da polícia no Bairro Jardim Afonso Celso, pois teria sido agredida pelo ex-companheiro, além de ameaçá-la de morte.

 A adolescente, segundo informações da polícia sofreu escoriações no pescoço e no membro superior direito. A vítima bastante nervosa informou para os policiais que o agressor trata-se do  ex-companheiro, Cicero Allan dos Santos Gomes, que foi detido em sua residência e apresentado a autoridade competente.